INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Leituras

Assim que decidimos que no próximo ano é que seria, achei da maior urgência fazer-me rodear de toda a informação possível para levar esta viagem a bom porto. Informação é Poder. A internet obviamente é aquele poço sem fundo de informação, entre artigos, foruns, blogs, sites, tudo o que se procura, encontra-se na world wide web. Mas nada como um livrinho para nos sentirmos realmente a beber sabedoria sem fim, comprando um livro, já se passa da curiosidade para o reino dos entendidos!
Já vou em dois livros, mas acho que vou ter de reservar uma prateleira (estante?) só para livros sobre maternidade, educação, alimentação e afins, porque a oferta é muita e a resistência é pouca.
O primeiro foi o "Alimentação Para Grávidas" e comprei-o porque era o que melhor respondia ao que procurava para a fase actual: o que comer e o que evitar ainda antes de se começar a tentar fazer filhos, de modo a potenciar a fertilidade, sucesso na concepção e boa formação do coisinho.
Ainda não o acabei, mas para já acho-o bastante completo, pois fala de forma muito concreta sobre a química da coisa, baseando-se em estudos e factos científicos e dando linhas de orientação que podem efectivamente ser seguidas, mesmo que com alguma batota. Apenas discordo da paranóia dos tipos com os suplementos de multi-vitaminas e minerais e com a sua posição sobre as vacinas. Até ver (e que sei eu, sua burra?!), confio no plano de vacinação nacional e na qualidade das vacinas administradas e vou achando que se fizermos uma alimentação minimamente decente (ok, tem de ser bem honesta), os suplementos a mais vão parar à sanita.
A minha médica de família apenas me receitou o Folifer e descartou para já os suplementos e eu vá, concordei. Pois é, já ando no Folifer...
O segundo livro é o fantástico "Grávida: Manual de Instruções" (versão portuguesa...), da Editora Arte Plural, colecção Vida Saudável, a qual contém autênticos manuais de instruções para o bébé, para o puto ranhoso e até para cães e gatos. As ilustrações são do mais design, a linguagem é leve e com muito humor, abordando as questões e sua resolução como
se de um electrodoméstico se tratasse (neste nem tanto, mas no manual do bebé é de morrer a rir, com linguagem técnica a falar do neném, do género "dispositivo"), mas sem que seja leviano ou incompleto. Muito pelo contrário, a informação é precisa e concisa, sem voltas e preciosismos ou "relatos da vida real (revirar de olhos)".


Aliás, quanto ao "Bebé: Livro de Instruções", quando for altura de lhe pegar, nem preciso de o comprar, basta pedir à minha irmã ou cunhada, ou até amigas, esse livro é um sucesso de vendas, todas o têm!
Mas tristeza das tristezas, o maior problema com os dois livros prende-se com a altura em que os leio e os seus efeitos sobre a minha linda cabecinha, tanto que vou ter de encontrar outra altura para os ler, já estou mesmo a ver. Como não temos televisão no quarto (recusamo-nos, por muito que às vezes me custe), adoro ler o meu romance do momento antes de adormecer e geralmente bastam-me duas ou três páginas para estar a cambalear sobre o livro e bêbeda de sono, o que é muito bom, porque tenho algumas dificuldades em adormecer -não estão bem a ver, quando tinha cinco anos a minha mãe dizia-me para pensar no pato Donald para ver se vinha o sono, porque eram 1:00 da madrugada e nada! Era um martírio, saber dormir é uma arte... Ora, lendo estes livros, como a leitura me interessa sobremaneira, até fico nervosa ao lê-los (a responsabilidade e o medo e o caraças) e viro de uma assentada 20 ou 30 páginas e sono, nicles! E vão duas da manhã, hei! Bem MAL são três da manhã! e eu tenho de desligar a luz e abraçar-me ao meu fofi e tentar esquecer as enzimas, os ácidos fólicos, as cintas e o raio que as parta! Assim fica mais complicado encher-me de sabedoria...
Isto vai bem encaminhado, vai!

5 comentários:

Conscious girl disse...

Gostei muito do teu blog.. =)..

sof* disse...

bem delirei com a ilustração do parto no taxi :DDDD
é top!!

bom projecto este heim ;)

***

Anônimo disse...

ó pá! cag.. nisso! não h+a livro que te prepare para a maternidade

MarianaS disse...

Pensei melhor e... não será antes Folicil? Folifer (ácido fólico+ferro) é mais durante a dita!
Bj

karu disse...

Agora é tempos de só amores... :) Senão nada feito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.