INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

O Bebé não é um mini-adulto!


Lembrando o workshop no qual estive este Sábado e o quão interessante foi, aqui fica uma súmula da comunicação da Dra. Paula Nolasco, vale a pena a divulgação!

À MESA O BEBÉ NÃO É UM MINIADULTO!

No início de vida é indiscutível falar da importância do leite materno. O leite materno é a alimentação ideal para qualquer bebé, proporcionando-lhe todos os benefícios da amamentação, tais como imunidade e proteção. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os bebés devem ser exclusivamente amamentados até aos 6 meses de vida e nós, na Milupa, apoiamos essa mesma recomendação.

O desmame precoce, com introdução da alimentação diversificada antes dos 4-5 meses, tem um impacto significativo no estado nutricional até aos 3 anos. 
A partir de 1 ano, há um aumento considerável da actividade física e uma desaceleração da velocidade de crescimento, comparativamente com os primeiros 12 meses de vida, o que leva a que as necessidades nutricionais nesta idade sejam bem diferentes das crianças mais velhas e das do adulto. Entre 1 e 3 anos, as crianças têm elevadas necessidades por kg de peso corporal de vários nutrientes, nomeadamente vitaminas e minerais, pelo que uma alimentação equilibrada é de suma importância.

O bebé vai crescendo e as suas necessidades vão-se alterando, pelo que se torna essencial uma nutrição específica, feita à sua medida. Do nascimento aos 3 anos, a criança duplica o seu tamanho! Aumenta cinco vezes de peso, mas não é por isso que passa a ser um “adulto”. Por exemplo, uma criança precisa de 3 a 4 vezes menos sal e açúcar do que um adulto, não havendo assim necessidade de adicionar sal ou açúcar aos produtos infantis. A quantidade de sal e açúcar está limitada a 200mg/100g de produto acabado. O mesmo se passa com o excesso de proteínas. Sabemos como evitar esta questão? Sim, dando-lhes a dose certa para a sua idade As quantidades de carne ou peixe que se devem dar a uma criança até 3 anos são as seguintes, por refeição:
·        5g até 6 meses
·        10g até 10 meses
·        20g até 1 ano
·        30g até 2 anos
·        40g até 3 anos

CONSELHOS ÚTEIS:

1.     Podem optar por alimentos para bebés presentes no mercado
(Sem aditivos e sem corantes, níveis de pesticídas e contaminantes praticamente nulos, são controlados desde o produtor e microbiologicamente controlados com limites nulos e/ou muito, muito restritos)

2.     O bebé deve comer a dieta familiar com restrições:

·        Não dar LEITE DE VACA dar leites enriquecidos em ferro (L. Crescimento até 3 anos)
·        Fazer dieta rica em FERRO e baixa PROTEÍNA e com pouco SAL
·        Evitar DOCES e GORDURAS SATURADAS
·        Fazer várias refeições / pouca quantidade
·        Dar só 1 tipo de hidratos de carbono por refeição


Em suma, e para as mamãs, fica a nota para nunca se esquecerem:

O BEBÉ É MAIS CRESCIDO, MAS NÃO É UM MINIADULTO!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.