INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Natal em Português 2012 - Ideal & Co

  
Ideal & Co - Living Heritage**Some Things Stay With You Forever

Este nome, sobretudo o "Living Heritage" não é por acaso. A história desta marca passa por duas gerações tão distintas que vão dar ao mesmo. O mesmo espírito empreendedor, o mesmo aproveitamento dos recursos humanos próprios e os da terra onde se cria, o mesmo resultado depurado, funcional e intemporal.

Vale a pena conhecer o início desta história, não me percam:

Embora a Ideal & Co, Living Heritage* seja uma marca nascida em 2012, é na verdade como que o continuar de um projeto de vida antigo que começou a ganhar forma em 1935, pelas mãos do avô da Rute, António Vieira, na altura com apenas 14 anos.
A partir da sua pequena aldeia localizada no lado sudoeste do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, apenas com uma bicicleta, um grande sentido de oportunidade, muita determinação e, claro, força nas pernas, deu início ao seu próprio negócio de compra e venda de peles.
Do lado oposto da Serra de Candeeiros, a 30km da Quinta das Viegas, onde vivia com os pais e 11 irmãos, ficava o maior núcleo de fábricas de curtumes do país, em Alcanena.
Dono de um espírito audaz percebeu que tinha na sua e nas quintas vizinhas algo essencial a esta indústria: animais, peles de animais.
Afinal, curtir peles é uma das atividades mais antigas da Humanidade. Depressa o seu negócio a meio tempo prosperou e não tardou que com apenas 15 anos contratasse um homem, a quem pagava a jorna com os seus próprios rendimentos, para o substituir nos trabalhos agrícolas na quinta dos pais, que reclamavam a sua ajuda, e assim poder dedicar-se a tempo inteiro ao seu novo modo de vida .
Depois da bicicleta, passou a usar uma motorizada e apenas com 16 anos compra a primeira carrinha de caixa aberta Citroen. Sem carta de condução, recorre a um cunhado que fazia de seu motorista nas voltas do dia a dia.
Casado desde 1945 e já com 3 filhos, decidiu abrir em 1959 a sua própria fábrica: - Fábrica de Curtumes IDEAL - nome que dá origem em 2012 à marca Ideal&Co – Living Heritage*.

  
Isto é qualquer coisa de muito à frente. Mesmo. Apesar de os 14 e 15 anos da altura terem uma maturidade e atitude muito diferentes dos de hoje, a verdade é que o empreendedorismo nesta idade, num jovem que tinha mais era que ajudar os pais na terra e acabou-se, não há cá escolas nem há cá nada, sem apoios, fruto apenas da sua cabeça e tenacidade, são absolutamente de louvar. Que espírito!


Hoje, o legado vive na neta Rute e no José Lima, designers, juntos na vida e no negócio.
Ideal&Co – Living Heritage é uma marca 100% portuguesa, de produtos em pele de curtimenta 100% vegetal, que se propõe, através das coleções que assina, a reinterpretar, a preservar e a partilhar a beleza do que é genuíno e Made in Portugal. Surge assim, da fusão entre as origens dos designers, as suas vivências num contexto urbano, a sua própria visão estética e, por outro lado, a tradição, o desejo de preservar e partilhar a riqueza do que é genuíno e Made in Portugal.
O respeito pelos materiais naturais transformados de forma ecológica e sustentável, aliado ao saber fazer dos artesãos do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, são o ponto de partida dos designers para a criação de cada produto.
Baseada num minimalismo funcional, na Ideal & Co criam-se peças únicas, apetecíveis e duradouras, objetos pessoais e utilitários em pele, tais como malas, carteiras, mochilas, sacos de viagem, portfólios, tubos para projectos, capas para smartphones, tablets e laptops, acessórios para bicicleta, alforges, acessórios para escritório, utilitários para a casa e decoração.





Tradição e contemporaneidade unem-se assim no design, construção e acabamento de cada peça. Reflexo da herança cultural portuguesa e da riqueza dos nossos recursos naturais e humanos. É ainda no tratamento da imagem da marca, do design gráfico e de comunicação do produto que a Ideal & Co marca pela diferença, propondo todo um universo depurado, impecável e sim, muito apetecível.
Elegendo e respeitando matérias primas nobres, apresenta em cada coleção artigos exclusivos, construídos um a um, de forma ecológica e sustentável por artesãos, que ao longo de gerações aprenderam a dar forma a objetos únicos, apetecíveis e duradouros.

Cada produto Ideal & Co é especial, tem vida própria, porque, apesar do idealizado pelo designer e do batido pelo artesão, é nas mãos do seu utilizador que cada peça recebe o contributo mais diferenciador. Ao moldar-se com o uso ganha um carácter e personalidade exclusiva, reflexo das suas vivências. Cada peça torna-se com o tempo mais pessoal, bela e valiosa!

Para conhecer ainda melhor e manter-se a par das propostas desta marca única, aqui: http://www.facebook.com/idealandco?ref=ts&fref=ts

Um comentário:

**SOFIA** disse...

é realmente um produto extraordinário, desde a génese!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.