INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sopa nossa de cada dia

Este post também pode ser lido em consultaclick.pt



As batatas vieram da horta da empregada, as cenoras e as cebolas da prateleira de bios do super, os espinafres da eira da bisavó, o feijão verde da praça.
Tudo é bem descascado com um descascador que já não é o meu – nunca pensei que me causasse um desgosto tão grande perder um descascador, mas também nunca pensei que todos os outros descascadores da casa fossem tão piores do que “o meu”- e vai parar à Bimby.
100 graus, 30 minutos, velocidade 1. Água, umas quantas batatas, duas cenouras, uma cebola, um dente de alho e um pouco das verduras que andam pelo frigorífico a pedirem para ir parar à panela – pick me, pick me! É a receita da minha sopa. Meia hora a rodar, a cozer, a amolecer, a apurar, a crescer. Ao fim do tempo, acorro prontamente ao apito, não há nada mais perfurante que o apito irritantezinho da maquineta. Um fio longo e pesado de azeite, vinte segundos de trituração e tenho sopa para cinco ou seis porções.
É a sopa do meu filho. Da qual também comemos. Inverteu-se a lógica, mas faz mais sentido. A dele é mais básica, mais variada, sem sal mas muito sabor. Habituamo-nos muito rapidamente ao palato insosso, pelo contrário, tudo o mais nos parece de repente muito mais salgado a saber ao mesmo sal!
Não há nada mais rotineiro do que a sopa antes da refeição. Não há nada que faça tão bem, que sacie tão prontamente, que forre tão bem o estômago para o prato que segue.
Maravilhosa dieta mediterrânica esta nossa que nos deixou um caldinho à beira da refeição plantado.

8 comentários:

Elix disse...

Tal e qual ;D As sopas lá em casa são mesmo assim....

Gi disse...

Idem. Em tudo. E também por comermos a comida dela (sopa e prato, a diferença é que a dela é aos cubinhos ou desfiada, porque tem 14 meses, e a nossa não) sem sal e muito aromática quando vamos a outros sítios fico sempre cheia de sede e acho tudo demasiadamente salgado.

Unknown disse...

Pois, a nossa comida também está insossa ou só mesmo com uma pitadinha de sal (porque algumas coisas tem de ser...) e cada vez me sabe melhor assim.
Parece que se sente melhor o sabor dos ingredientes e não tudo a sal...

Me disse...

Faço exatamente da mesma forma. Um conselho: reduz 5 minutos no tempo de cozedura, cortando os legumes mais um bocadinho. Ficam cozidos na mesma e com aquele gosto a "verde" mais apurado ;)

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Igualzinho cá em casa! :)
E eu tb odeio aquele apito horroroso! :P

Sabias que na Bimby podes por o azeite logo no início? Como não passa dos 100ºC, o azeite não ferve! ;))

E ponho duas pedrinhas de sal para dar um bocadinho de gosto! :P

Magui disse...

Também passei a usar menos sal em tudo e a comer da sopa dele! Este texto parece escrito por mim, com excepção da bimby que por cá é substituída por uma moulinex soup com um apito igualmente enervante!

Ana Princesa disse...

Concordo com a Me.
Eu faço sopa semanalmente e reduzo para 20m.
Fica mais apurado e não perde totalmente as vitaminas.

Há quem triture antes de colocar a água no copo.

:)

Unknown disse...

Me e Ana,
Eu ponho primeiro a água e programo a Bimby, pondo a funcionar, só depois +e que acabo de cortar e trato dos outros legumes, de maneira que quando entra o último legume já só faltam 20 minutos. Mas vou experimentar, ainda assim, baixar o tempo, a ver se fica ainda melhor, obrigada pelas dicas!

Obrigada a todas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.