INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Leituras

Assim que decidimos que no próximo ano é que seria, achei da maior urgência fazer-me rodear de toda a informação possível para levar esta viagem a bom porto. Informação é Poder. A internet obviamente é aquele poço sem fundo de informação, entre artigos, foruns, blogs, sites, tudo o que se procura, encontra-se na world wide web. Mas nada como um livrinho para nos sentirmos realmente a beber sabedoria sem fim, comprando um livro, já se passa da curiosidade para o reino dos entendidos!
Já vou em dois livros, mas acho que vou ter de reservar uma prateleira (estante?) só para livros sobre maternidade, educação, alimentação e afins, porque a oferta é muita e a resistência é pouca.
O primeiro foi o "Alimentação Para Grávidas" e comprei-o porque era o que melhor respondia ao que procurava para a fase actual: o que comer e o que evitar ainda antes de se começar a tentar fazer filhos, de modo a potenciar a fertilidade, sucesso na concepção e boa formação do coisinho.
Ainda não o acabei, mas para já acho-o bastante completo, pois fala de forma muito concreta sobre a química da coisa, baseando-se em estudos e factos científicos e dando linhas de orientação que podem efectivamente ser seguidas, mesmo que com alguma batota. Apenas discordo da paranóia dos tipos com os suplementos de multi-vitaminas e minerais e com a sua posição sobre as vacinas. Até ver (e que sei eu, sua burra?!), confio no plano de vacinação nacional e na qualidade das vacinas administradas e vou achando que se fizermos uma alimentação minimamente decente (ok, tem de ser bem honesta), os suplementos a mais vão parar à sanita.
A minha médica de família apenas me receitou o Folifer e descartou para já os suplementos e eu vá, concordei. Pois é, já ando no Folifer...
O segundo livro é o fantástico "Grávida: Manual de Instruções" (versão portuguesa...), da Editora Arte Plural, colecção Vida Saudável, a qual contém autênticos manuais de instruções para o bébé, para o puto ranhoso e até para cães e gatos. As ilustrações são do mais design, a linguagem é leve e com muito humor, abordando as questões e sua resolução como
se de um electrodoméstico se tratasse (neste nem tanto, mas no manual do bebé é de morrer a rir, com linguagem técnica a falar do neném, do género "dispositivo"), mas sem que seja leviano ou incompleto. Muito pelo contrário, a informação é precisa e concisa, sem voltas e preciosismos ou "relatos da vida real (revirar de olhos)".


Aliás, quanto ao "Bebé: Livro de Instruções", quando for altura de lhe pegar, nem preciso de o comprar, basta pedir à minha irmã ou cunhada, ou até amigas, esse livro é um sucesso de vendas, todas o têm!
Mas tristeza das tristezas, o maior problema com os dois livros prende-se com a altura em que os leio e os seus efeitos sobre a minha linda cabecinha, tanto que vou ter de encontrar outra altura para os ler, já estou mesmo a ver. Como não temos televisão no quarto (recusamo-nos, por muito que às vezes me custe), adoro ler o meu romance do momento antes de adormecer e geralmente bastam-me duas ou três páginas para estar a cambalear sobre o livro e bêbeda de sono, o que é muito bom, porque tenho algumas dificuldades em adormecer -não estão bem a ver, quando tinha cinco anos a minha mãe dizia-me para pensar no pato Donald para ver se vinha o sono, porque eram 1:00 da madrugada e nada! Era um martírio, saber dormir é uma arte... Ora, lendo estes livros, como a leitura me interessa sobremaneira, até fico nervosa ao lê-los (a responsabilidade e o medo e o caraças) e viro de uma assentada 20 ou 30 páginas e sono, nicles! E vão duas da manhã, hei! Bem MAL são três da manhã! e eu tenho de desligar a luz e abraçar-me ao meu fofi e tentar esquecer as enzimas, os ácidos fólicos, as cintas e o raio que as parta! Assim fica mais complicado encher-me de sabedoria...
Isto vai bem encaminhado, vai!

5 comentários:

Mia disse...

Gostei muito do teu blog.. =)..

sof* disse...

bem delirei com a ilustração do parto no taxi :DDDD
é top!!

bom projecto este heim ;)

***

Anônimo disse...

ó pá! cag.. nisso! não h+a livro que te prepare para a maternidade

MarianaS disse...

Pensei melhor e... não será antes Folicil? Folifer (ácido fólico+ferro) é mais durante a dita!
Bj

karu disse...

Agora é tempos de só amores... :) Senão nada feito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...