INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Chupeta, a malvada

Se Marx viesse cá a casa, diria que a chupeta é o ópio do Pedro.



Quando está acordado o Pedro nem se lembra que tem chupeta e ainda bem, deixá-lo assim. Mas de cada vez que ele está para adormecer e fica agitado, assim que a chupeta entra na boca, é ver os olhos a revirar, o corpo a amolecer e a boca a dar a dar. Todo ele se resume a uma boca a chuchar furiosamente como se precisasse disso para viver. Parece mesmo uma dose de droga, directamente na veia tumba, efeito imediato.

Detesto vê-lo tão dependente de algo para se acalmar, para adormecer. Eu bem sei que os bebés da idade dele têm uma necessidade constante de chuchar e enquanto não controlam as mãos e dedos, só lhes vale mesmo a chupeta, mas mesmo assim... É que a fronteira entre o chuchar para acalmar e o não conseguir dormir sem a malvada é muito ténue e ter de depender disso para dormir é desgastante para ele, que acorda a cada cinco minutos porque a chupeta cai durante o sono e desgastante para mim, que tenho de ir pôr a chupeta a cada cinco minutos. Não dorme ele e fica cansadíssimo e não descanso ou trato de outras coisas eu e fico frustrada. A minha irmã recomedou encontrar uma chupeta que não caia, mas a solução para este problema não pode passar pela rolha que não saia, mas pelo controle da rolha.

De maneira que andamos numa luta contra a chupeta, abrindo barricadas para que ela não se entranhe na vida do nosso menino. Já experimentámos não a dar de todo para adormecer e após uns vinte minutos bem medidos de choro non-stop (pareceram horas, os meus ouvidos até zumbiam, amparar um bebé a gritar no nosso ouvido não é pêra doce), o Pedro dormiu cinco horas seguidinhas e na manhã seguinte não precisou da chupeta para adormecer. Portanto, it's doable, o caso ainda não é desesperante.

Entretanto voltámos a introduzir a chupeta, porque ele ainda precisa dela, mas na hora de dormir começa a dança da chupeta: um pouco de colo, uma musiquinha e enquanto está a chuchar furiosamente deixamo-la posta, se ele a cospe mas ainda está alerta e a procura, voltamos a dar-lha; quando já está calmo mas ainda acordado, caminha, se possível já sem chupeta, o que é raro. À medida que vai adormecendo cada vez chucha menos e vai soltando a chupeta e se a deixa cair demora mais tempo a pedi-la. O segredo é estarmos lá até que ele deixe cair a chupeta e não a volte a pedir, deixando-se estar assim mesmo. Se ele adormecer sem que a peça, temos uma sesta de pelo menos 45 minutos ou um início de noite sereno e rápido. Se ele não conseguir adormecer sem a chupeta, não temos sesta de jeito ou temos uma noite que começa mais tarde. Leva o seu tempo e paciência, que leva. Às vezes corre bem, outras mal. Mas cada vez corre melhor e cada vez é mais rápido, o que nos dá alento.

A nossa esperança é ter um Pedro que saiba adormecer sozinho e que só precise da chupeta para um consolo extra, para libertar o stress, para aquele momento mais difícil, em que ele precisa de uma ajudinha, mais nada.

Fingers crossed!

3 comentários:

**SOFIA** disse...

pois a chupeta é um pau de dois bicos, se por um lado acalma, por outro cria alguma dependência. estou confiante no "desmame" mas tb não ponho de parte aquela outra que te sugeri, a feiosa da chicco :)

forçaa!


ele está gandi!

MarianaS disse...

Pois é esse o problema, não há bela sem senão...
A M tb passou por isso, é normalíssimo, penso eu. Tanto eu como o pedro ficamos longas jornadas com a mão a segurar a chupeta até ela cair no sono profundo.
A boa notícia é que a partir dos 5/6 meses eles começam a encontrar e a colocar sozinhos a chupeta.
Apesar de tudo, sou apologista da pacifyer e, a partir do momento em que é um instrumento para os ajudar sozinhos a adormecer (o que não é ainda na idade do Pedro), em substituição de colo, dedo, etc., vale a pena.
Força!

karu disse...

Por aqui a pacifier impera, mas apenas para dormir. Aliás, se ela a quer pôr, é sinal de sono (o que não deixa de ser um bom indicador e uma ajuda preciosa para pais menos atentos, como nós de vez em quando!).
Mas cada vez mais, reparamos que mal ela adormece larga a chupeta e nunca mais lhe pega. E quando acorda já consegue ir sozinha à procura (viva a independência!). O ÚNICO problema é quando ela se vira de noite e a bendita cai tipo granada no chão e a acorda, e ela lá se deve sentir só e abandonada no meio do quarto... :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.