Em comentário a este pedido da deliciosa Maria Guedes, pus-me a pensar naquilo que foi mesmo essencial no primeiro mês de vida com o Pedro. De toda a parafernália que por cá se instalou, o que eu usei MESMO foi isto:
Para mim:
Discos de amamentação, PURELAN, o melhor anti-gretas, pensos higiénicos de noite (ou uns Lindor anatómicos, diz que são muito confortáveis).
Para o bebé:
- Muitas fraldas de pano, sempre a postos para tudo e mais alguma coisa
- fraldas tamanho 0: quando nascem são sempre assustadoramente minúsculos, mesmo que nasçam com 4kg
- uma chupeta tam 0 anatómica de borracha e outra de silicone (depois logo se vê se pega nessa ou noutra, mas convém ter à mão, para que o pequenito não faça da mama chupeta, que é o maior degredo de que há memória)
- uma tesourinha para cortar as unhas, apesar de elas serem tão finas e frágeis, que muitas vezes se desfazem, como que se rasgam, aí é possível pegar nelas entre dedos e puxá-las muito suavemente, ou ainda, roê-las, muitas vezes eu dava um cortezinho com os meus dentes e já estava
- compressas esterilizadas e não esterilizadas, algodão em discos, soro fisiológico, para a muda, o umbigo, o nariz, os olhos, tudo
- creme para assaduras (Uriage, Mitosyl, Lutsine...), gel de banho e água de lavar, dá sempre jeito, mesmo que se limpe o rabinho com água morna da torneira.
- Toalhetas, mesmo que não se use na muda da fralda, fazem sempre falta para limpar bolçado, cóco, sujidades, ou para uma primeira limpeza do rabinho especialmente sujo...
- Muitos bodies e calças interiores. Collants não porque apertam a barriguinha, podem dar mal estar, as mal afamadas cólicas e fazer bolçar. Muitos babygrows. Há babygrows lindos para os primeiros meses, fofos e macacões, não há necessidade absolutamente nenhuma de vestir um recém nascido com algo que lhe comprima a cintura (calças, collants...). Acho que se houver babygrows e bodies para cinco anos, vou continuar a comprar-lhos, são o mais confortável possível!
Acho que isto foi o essencial para mim. Quanto o resto, pede-se ao paizão para dar um salto à farmácia ou centro comercial, que é para isso que eles são fortes e viris!
9 comentários:
De todas as mil listas que já vi espalhadas em blogs, revistas e outros derivados nunca vi escrito uma peça fundamental e de que toda a mãe devia ter conhecimento de antemão: UM CAIXOTE DE ROUPA SUJA PARA O QUARTO DO BEBÉ! Por que é que nunca ninguém fala nisto?! Toda a gente discute se se lava a roupa à mão, à máquina, com detergente, sem detergente, com mais ou menos amaciador, com secagem, sem centrifugação, o diabo, mas ninguém se lembra de dizer que se a roupa deles é lavada à parte, pois vai ter de haver um caixotinho para ir empilhando os quilos de roupa que eles sujam diariamente. Eu fui comprar o meu ao fim de 3 dias mas gostava de ter pensado nisso antes. Fica a sugestão.
Beijo.
gata almiscarada.
Hahaha, bem pensado!
Por acaso ele tem um saco de roupa para ele, mas muitas vezes a roupa vai-se acumulando num canto e ao fim do dia (ou de dias...) levo-a para o saco...
Que bem que me soube ler esta lista :)
O meu pequeno ainda está bem guardadinho cá dentro e só lá para Junho é que espreita cá para fora e vem conhecer o mundo, mas já ando alerta para saber todas as coisas essenciais que tenho que ter por perto, pois como mamã de primeira viagem não quero que falte nada!
Obrigada pelas dicas e pelo excelente trabalho no Blog :D
uma coisa que me deu muito jeito foram os bodies abotoados à frente da prenatal. como tive uns emprestados, vou agora comprar :)))
Que maravilha :O Concordo plenamente com a lista verdadeiramente útil...
A lista está óptima, mas para mim faltam duas coisas maravilhosas, precisosa invenções do novo século:
- aqueles tuperwares para as mamas (desculpem o termo, mas não encontro outro), são aqueles discos de amentação grandes, arejados em plástico, que impedem que o mamilo ande sempre húmido, para além de dar para guardar o leite que pinga.
- balde hermético para as fraldas da sangenic!! Oh invenção de génio! As fraldas vão-se guardando ao estilo salsicha embalada em plástico e não há cheiros para ninguém!
Não esquecer também a roupa de botões... essencial para quem precisa de por as mamocas de fora!
Boa lista!
Aos 5 anos os babygrows e bodies estão fora de questão, lol. Deixam de ser práticos na altura do desfralde.
Os bodies da Prénatal abotoados à frente realmente são muito bons, usei da leonor e agora vou voltar a usar. Não é nada prático estar a tirar bodies pela cabeça se o bebé estiver todo bolsado ou com cocó fora da fralda. eh eh
Mai nada!!! Quer dizer só acrescentaria o que já se falou aqui, os bodys abertos á frente pelo menos nos primeiros meses...**
Muito útil esta lista. Da minha parte apenas acrescento biberões e esterilizador. Já agora, prefiro o creme da halibut para as assaduras do rabinho.
Postar um comentário