INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

{Dia 127}



Já tenho saudades do meu bebé. Muitas.
A mudança de casa, o romper dos caninos, o fim da sesta de fim de tarde, o galopar para os terrible two, estão a virar o meu bebé do avesso.
Ele, que comia tudo e tão bem (e já sozinho), agora começa a chorar quando tentamos sentá-lo à mesa. Depois lá come, mas temos de cantar, conversar, convencer e sempre sem grande apetite, sempre a tentar fazer pontaria à colher e arremesso de prato.
Ele, que fazia tudo o que pedíamos, agora faz coisas no desafio total: foge, atira, não vem, não dá, abanar a cabeça é que está a dar.

Hoje estivemos meia hora (contadinha), eu e o pai, a mandar que apanhasse o comando da televisão que tinha atirado ao chão e mo desse. Ele virou costas, torceu-se todo, tentava abraçar um, tentava abraçar o outro, chorava., tentava escapar, disfarçava, desconversava, chorava, chorava, chorava. Meia hora. E ele sem ceder e nós sem ceder, um braço de ferro titânico. Um ganapo, um garoto, não se descosia nem por nada. Acabámos, por entre muito choro, com o pai a pôr o comando na mão dele e manobrar o puto até mim. Pronto, comando dado, não se atira as coisas ao chão, o comando é para dar na mão, pronto, vamos lá jogar futebol.

Até tremo ao pensar no que se segue... Quando é que ele começa a acordar a meio da noite, ou a não querer ir para a cama, ele que dorme docemente a noite seguida há mais de um ano? Até tremo.

Não podiam esperar até os dois anos, estes terrible two?

13 comentários:

Martinha disse...

olha nem sei que te diga. fiquei em casa uma semana com a maria joão e tenho a certeza que a minha rouquidão se devem aos milhares de vezes que disse não e a outras tantas que disse o que estás a fazer? ... o Pedrito atira-se para o chão? Não come a comida dele mas pedincha da tua que é a mesma? é um suplicioVSmartirio , são terriveis estes pestinhas.

Maria de Lurdes disse...

Siiiiiimmm, AAAAAAHHHHH

Marta disse...

terrible two, three, four.. enfim. Melhoram numas coisas pioram noutras... Ainda hei-de contar as vezes que os mando sentar direitos mesa, que os mando fechar a boca a mastigar, que lhes digo que não se canta nem se assobia à mesa... Alguma coisa há-de lá ficar... E todos os dias a mesma lenga-lenga...

Mãe Feliz disse...

Olá Maria de Lurdes, esta idade é mesmo assim... uns mais e outros menos. O que eu noto com o meu Gustavo, que tem 20 meses, é que andava mais aborrecido e irritado com tinha algum dente a romper e neste momento quando dorme menos 1 hora é suficiente para ficar assim. O que eu tento fazer é arranjar estratégias para não entrar nesses "duelos", tento desviar a atenção dele para outros brinquedos, fazer uma brincadeira, cantar uma canção... de outra forma acabamos os dois cansados e irritados. Ser mãe (e pai) exige mesmo muita capacidade de "malabarismo". Beijinhos e espero que o teu Pedrito volte a ser o "docinho" de menino...

raquel disse...

:-) ainda não cheguei lá e até agora o meu João é calminho e obediente, mas já me tenho vindo a preparar para uma fase desse género, pelo sim, pelo não! :-)

Smile and Up! disse...

Olá! Eu concordo com a Mãe Feliz. Nesta idade ainda não vale a pena esses duelos, é fazê-los perceber que estão a fazer mal, mas não nos desgastar-mos assim, porque ele percebe que fez mal mas não "consegue" obedecer!
Quanto ás refeições, na minha opinião, é tentar que coma 2 ou 3 colheres de sopa (sem teatros) se ele não quiser, é porque não tem fome.Qdo tiver, ele come!
Boa sorte!
Mãe de um menino com 23 meses e 10 dias! :)

Anônimo disse...

Olá, olha o meu Pedro Afonso tem 26 meses, e dormia sozinho, a noite toda, não rabujava era um doce, desde há uma semana não quer dormir sozinho, pede sempre companhia e durante a noite acorda 3/4 vezes. Os terrible two são mesmo terrible...

NA

Su disse...

Quando estive ausente há uns tempos... deveu-se precisamente pela fase dificílima que ele estava a atravessar para comer, para dormir como dormia. Eu chorava de desespero! Andei mesmo mal acredita. Entretanto, tudo melhorou, mas em relação às birras eu costumo usar a mesma técnica que a Smile and Up! Vejo que se insistir vou desgastar-me sem necessidade então viro a atenção para outra coisa. O que não foi o caso de ontem. Passei-me completamente e não me apeteceu usar esta estratégia. Prejuízo meu que fiquei com uma neura deprimente e ele passado uns minutos estava na maior.

Beijinhos e que tudo se componha ML

sandra disse...

A mudança de casa também ajuda foi uma mudança para ele também e ele ressente mas pode estar atravessar uma fase em que vais precisar mais de paciencia mas vais ver que vai passar e voltar ao menino que era antes !!
bjinhos

**SOFIA** disse...

ai ai ai perder meia hora com um comando não vale a pena o esforçoooo, guarda a tua energia com coisas que valham mais, como a refeição ou eventualmente o deitar!

claro que não lhes devemos facilitar a vida, mas se ele anda rebelde em várias frentes se calhar era melhor seleccionar melhor as batalhas :D

hoje ele está do pior, amanhã estará mais dócil!

Tânia (Mamã do Santiago) disse...

Com sorte não lhe afecta o sono, ao meu não afectou :)

MarianaS disse...

Estou com a Sof ;)
A foto diz tudo!!

Marta G. disse...

Pois... vejo o filme, o meu filme, levo algum avanço. O meu tem 3 anos e meio, e posso dizer, no meu caso, que ele aos 2 coemçou estes "finca-pé", as teimosias, etc. Mas aos 3 piorou mesmo.
Agora são batalhas diárias, porque já não os dobras com distrações básicas, e teimam 10 mil vezes na mesma asneira! É desgastante!
Mas tambem percebo ao falar com outras mães que o filme é identico ao meu, nas casas de outros da mesma idade do meu!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...