INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Anatomia de uma ida à pediatra

Este post também pode ser lido em ConsultaClick.pt.


Lembro-me como se fosse hoje, ficaram gravadas a ferros na minha memória, eram todas diferentes, todas iguais.
Durante o primeiro ano de vida do meu filho, ir ao pediatra era a aventura mensal com data marcada! Então era assim:

A consulta começava logo no final da consulta anterior, na marcação da consulta seguinte. Invariavelmente mãe fazia contas de cabeça supersónicas às horas em que seria mais fácil levar o baby à pediatra. Primeiro vinham questões dos horários dos pais, depois os horários da rotina do baby. Em vez de ter um ranking de horas previamente encucado não, punha-se com prós e contras em plena receção: “A esta hora não que é provável que não possa, a esta não que o marido não pode de certeza, a esta não que o baby dorme, a esta não que come, a esta não que funga, olhe, marque para X. Não pode? E Y? Ai, também não pode. E Z? Não. Cheguei ao fim do alfabeto, dê-me as horas disponíveis. Ok, pode ser essa mesma.” A rasgar a hora de trabalho e em cheio em cima da sesta do baby.
Brilhante.

Pais voltavam ao doce lar e esqueciam a consulta, envoltos em fraldas e toalhetas e ranhos e banhos e mamas e sopas.
Até a véspera da consulta. Às vezes a véspera da consulta vinha a revelar-se o dia seguinte da consulta.
Brilhante. Lá se marcava a véspera da consulta para outro dia e respetiva consulta também, bem visto.

Quando a véspera conferia (graçasaoscéus) mãe extremosa pensava em alinhar a roupa, preparar a maleta, deixar tudo pronto. Entretanto… “Só um bocadinho que agora tenho de ver isto no canal E!, já vou. Ai que agora o baby chora. Ai que agora o baby mama. Ai que agora já estamos no dia seguinte (o da consulta, bem entendido) e o baby vai dormir a sesta e não quero acordá-lo nem por nada, fica para quando acordar.” Três horitas antes da consulta.
E o que acontecia? O baby não dormia a sesta. Mas também não deixava a mãe arrumar as coisas com calma. Dormitava e acordava e rabujava e resfolegava e já queria comer outra vez, “… mas não pode, ainda é tão cedo, mas se calhar quer mesmo…”, e dormitava e era a chupeta e era a fralda, mas já estava tão cansado e não dormia. Na última vez que dormitava, faltava uma horita para a consulta. Mala não estava feita, baby ia ter de ser acordado para ser vestido e levado à consulta.
Brilhante.

Meia horita antes da consulta baby estava rabugento, não estava para deixar mudar a fralda, nem vestir, nem comer, nem nada, só queria dormir ou rabujar.

Mãe extremosa resolvia ser bulldozer, consulta ou morte! Baby com o estômago cheio, fralda trocada, roupinha posta. Maleta por fazer. Pois bem, primeiro, baby bolçava a roupa, tinha de ser trocada. Depois de trocada a roupa, baby fazia cocó e mãe tinha de tirar tudo para trocar a fralda. Depois de trocada a fralda e novamente vestido, novo cocó, que suja a roupa. Nova muda de roupa. E de fralda. Nesta altura já baby vai de fato de treino, todos os fofos estão para lavar. Mãe suava.
Maleta levava o que tinha da consulta anterior, os documentos e uma fralda que já não lhe servia, vai assim mesmo, o pai já chegou e apressa tudo.

Quando pais chegavam para a consulta, mãe revirava a maleta e apercebia-se que faltava fralda de pano, fralda do tamanho atual, muda de roupa. Se desse tempo de o pai voltar a casa, muito bem, se não, menos mal, pais trouxeram criança e livrete das vacinas, podia ser pior, não?
Baby era despido para pesar, fazia xixi em plena pesagem. Molhava quem o pesava, molhava a fralda de pano do consultório, molhava a roupa que ficou do outro lado da mesa. Ah, filho valente, orgulho de seu pai! Pormenor: baby ficava sem ter o que vestir.

Seguiam todos para a consulta. Paraíso.
Baby portava-se lindamente, olhava curioso, adorava a pediatra. A consulta dos 18 meses ainda estava longe, foi só nesta que o Pedro nos cobriu de vergonha e estoirou os tímpanos da pediatra. Pediatra virava e revirava, media, via, auscultava. Baby sorria, amoroso.
Pais tiravam dúvidas, faziam relatório de atividades do baby, partilhavam preocupações comuns, desculpavam-se do caos em que traziam o rebento. São elucidados, informados, reconfortados e acalmados. O seu rebento é perfeito, continuava perfeito e estava a crescer perfeitamente.

Brilhante! Venha a próxima consulta!

2 comentários:

Marta disse...

Ahahahah!!! Até fiquei cansada!!! Muito bom...

Su disse...

Hilariante ML... o que me fizeste relembrar! O que me espera nos próximos tempos!!
Não alterava nada na tua descrição, pois as sessões com o Salvador eram iguaizinhas... até mete medo, eheheheh

Beijinhos :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.