INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Semana do aleitamento materno - A minha experiência


Fui convidada pela Mãe Feliz a participar na Semana Mundial do Aleitamento Materno em Portugal, a qual é comemorada de 3 a 9 de Outubro e o tema é: Fale Comigo! Amamentação- uma experiência 3D. Achei uma óptima iniciativa e aqui fica o meu contributo, que espero possa ajudar alguém.

Já tinha falado sobre o assunto, aqui e resume bem a nossa experiência com a amamentação. Eu sempre quis dar de mamar ao Pedro pelas razões óbvias, é mais natural, é melhor para o bebé (cólicas, intolerância, imunidade, blablabla), é melhor para a mãe (fez com que o meu corpo voltasse ao peso normal in no time), é melhor para a carteira, é melhor para a cozinha. Correu sempre tudo muito bem nesse campo, sem grandes sobressaltos.
A natureza e a ciência hospitalar moderna têm coisas fantásticas, felizmente o parto correu muito bem e o Pedro saiu para o mundo cheio de pujança e pronto para se fazer à vida, pelo que desde os primeiros minutos cá fora o Pedro sabia o que fazer e eu estava em condições físicas e psicológicas para pegar o meu tourinho pelos cornos e virar, revirar, torcer, meter dedo na boca, pegar na cabeça para pôr a jeito, tirar braço, pôr braço, dar todas as voltas necessárias sem qualquer constrangimento para que a "acoplagem" se desse e tudo corresse bem, literalmente. O pior nos primeiros dias foi mesmo encontrar uma boa posição sentada, porque eu não conseguia sentar-me bem, essa parte foi muito difícil e ninguém me tinha avisado...
Uma coisa na minha experiência, na minha história, que acho que foi muito importante para mim e que quero partilhar foi ter bem assente na minha cabeça (o maridão foi fundamental, ele tinha a lição bem estudada, não tinha nhocas e floreados na cabeça e foi o nosso cheer leader e não deixava que ninguém me convencesse do contrário, xô palpiteiros!) algumas certezas: que ele não iria mamar muito nas primeiras vezes, porque ainda se estava a adaptar a comer com a boca, o seu estômago era do tamanho de uma noz e o colostro que eu lhe dava vem em pequenas quantidades, pelo que eu não me devia deixar impressionar pelo pouco que mamasse e teria calma - se ele não mamasse bem agora, daí a uma hora logo voltava a tentar-se. Que ele comer ou não, não seria um problema, nem um bicho de sete cabeças, seria mais uma coisa que ele tinha de aprender, com calma, pelo que eu punha-o a mamar e fazia os possíveis por mantê-lo acordado, assim que adormecesse ou estivesse por ali mais de meia hora, tirava-o e deitava-o sossegado - não quer, não come, daqui por uma ou duas horas volta a tentar-se. Assim eu me poupava física e psicologicamente e o bebé começava a topar a cena, "tás ali é para mamar, agora, buga nessa". E o Pedro tão pequenino, tão lento, tão delicado, mamava e dormia. O dormir dele, mais do que qualquer outra coisa, deixava-me descansada. Se ele dormia, estava bem, não me importava se tinha mamado muito ou pouco, se bolçava ou não, se ele dormia descansado e rosadinho, estava bem. E a coisa lá se foi desenvolvendo, ele parecia cada vez mamar melhor e mais (apesar de parecer tão pouco, e mamar durante tão pouco tempo...), e eu notava que ele esvaziava desde cedo uma mamoca, o que não levava muito esforço, diga-se de passagem, que não havia cá grande coisa para esvaziar.
Não sei se sim, se não, podia ser da minha constituição física, podia ser de o Pedro já estar encarrilhado e bem mamante, podia ser só sorte, não sei ao certo o que contribuiu para a subida do leite se dar sem eu sequer dar conta, o certo é que às tantas reparei que o colostro era branco e afinal já não seria colostro, mas sim leite, o que contribui muito para o meu descanso e continuação desta nossa viagem sem solavancos.
Conheço de perto relatos muito sofridos e angustiantes de primeiros dias e subidas de leite, pelo que fico muito aliviada por ter corrido tudo tão bem comigo, porque sei que podia ter corrido menos bem. Ou mal. Cá nos ajudamos, o Pedro a mim, eu ao Pedro, com o pai como braço armado e bafejados pela Mãe Natureza e pela sorte.
Assim que chegámos a casa e vimos que ele começava a dormir muito e depois pouco e depois nada e mamava mais erraticamente à conta disso e chorava sem nós termos certeza do que seria a causa, começámos a pôr o nosso Pedro numa rotina: mamar mais ou menos de duas horas e meia, três em três horas, estar acordadinho o máximo tempo possível (se chegasse à meia hora seria uma sorte), dormir e assim sucessivamente. Se ele estivesse a esticar o sono de dia, acordávamo-lo, à noite estava à vontade. Muita gente fica chocada ou com muita peninha de acordar um bebé que dorme, mas posso sossegar corações mais extremosos, nunca o Pedro se queixou de ser acordado, principalmente porque lhe era servida uma boa dose de leite quentinho que o deixava muito satisfeito. Isso fez com que pudéssemos avaliar melhor porque estava a chorar e ir queimando hipóteses, o que nos facilitava imenso a vida e nos tirava alguma ansiedade. No primeiro mês o Pedro dormiu e comeu, no segundo acordou para a vida e passou a ser mais difícil adormecê-lo e ensiná-lo a dormir mais de 45 minutos seguidos, mas ao menos as refeições eram trigo limpo e assim continuaram a ser.
Assim foram, de uma forma geral, os primeiros meses do Pedro a comer, correram muito bem.

Última referência, que isto já vai longo, mas TENHO MESMO de dizer isto: dar de mamar ao meu filho sempre foi muito bom e gratificante, mesmo porque colhemos todas as vantagens possíveis da amamentação, que são muitas e altamente desejáveis, mas nunca o senti como um momento idílico com música de fundo e passarinhos em que eu sentia uma ligação mais que especial com o meu bebé que ninguém mais poderia sentir e todas essas TRETAS que só servem para pressionar as mães a dar de mamar e adorá-lo a todo o custo e aguentar todos os dissabores e as que não podem ou não querem dar sentirem-se culpadas e a sentir que podem estar a perder algo de especial. É dar de comer. É a forma como os mamíferos dão de comer. Eu sentia tanta satisfação por ver o Pedro a mamar da minha mama, como ao sabê-lo a mamar do biberão que o pai lhe dava. Felizmente concretizámos o desejo de dar-lhe leite materno, mas se fosse artificial, a alegria de ver o meu bebé a ganhar peso e crescer lindo seria a mesma. É uma experiência única apenas na medida em que não ando por aí a dar de mamar a outros bebés e é giro sabermos que vem de nós o que sustenta o filho, mas o meu filho gosta de mim no matter what e não é a forma como ele come que vai determinar alguma coisa na nossa relação, mas sim o carinho com que eu lhe dava a comida.
Rebentemos a bolha da aleitamento materno a todo o custo e passemos a encarar as coisas com mais naturalidade, racionalidade, estratégia e calma. O aleitamento materno merece mais respeito do que servir de base para a culpa das mães, quer dêem, quer não. Não só é menos complicado e complexo dar de mamar do que se possa pensar à partida, como paradoxalmente é mais complicado e requer esforço e dedicação. Não se deve desistir à mínima contrariedade, mas não se deve sentir culpa se se seguir por outro caminho. Aliás, a minha querida Tracy Hogg, que deus a tenha, até defende a combinação de leite materno com artificial, pelo que até uma terceira via é possível. Tudo se resolve e eles crescem, oh se crescem!!

Disclaimer: as nossas estratégias de rotina e sonos foram colhidas nos livros da Tracy Hogg, já sabem, mas nunca é demais lembrar. O que foi bom e resultou para mim, recomendo a quem me lê e a quem quero bem, que são vocês!

AS MARAVILHAS DA MATERNIDADE

{ Facebook }  { Instagram }  { Pinterest }

19 comentários:

**SOFIA** disse...

ora nem mais, bem escrito e descrito!

"É dar de comer. É a forma como os mamíferos dão de comer. "

parabéns, missão cumprida!!
:)

Madame Pirulitos disse...

Ora nem mais! Adorei ler-te:)

Marta disse...

Like!
Muito bem. Eu também sou pró mas não sou fundamentalista.
Para mim foram momentos especiais mas também foram momentos de angustia. Dá-me muitas vezes mais prazer vê-la, agora, a beber pelo biberão do que me dava ao amamenta-la. O fantasma do aumento de peso assombrou-me por demais.

Simplesmente Ana disse...

Adorei a parte do desmistificar que dar de mamar é o elo mais mágico que se pode criar entre mãe/bebé. Com muita pena minha,o meu leite não subiu (mistério). Eu, leiga, achei que a minha filha estaria a mamar colostro e a verdade é que passou fome dois dias(porque é que será que ela chorava?). Bebeu leite artificial, nunca teve cólicas, dormia bem. Mágico, para mim, foi vê-la serena e alimentada. E sempre vivemos momentos mágicos em muitas outras pequenas coisas.

Anônimo disse...

Adorei! E identifiquei-me muito, a minha experiência também é muito idêntica.

Em relação ao vínculo especial que se cria com a amamentação, nem todas as mães o sentem (nem têm que sentir). É quase como o momento do nascimento, para mim foi um momento importante mas não digo que foi o melhor dia da minha vida como muitas pessoas o dizem... E não é isto que nos torna ou faz más mães.

Muito obrigada pelo testemunho, sem duvida que vai ajudar alguém!
Beijinhos

batata-frita-mãe disse...

Amei e identifiquei-me!

Anônimo disse...

Muito bem dito. Estivemos no "mesmo barco"!
Alexandra

Princesa sem Reino disse...

LIndo! Adorei a maneira como foste frontal neste teu post! Eu faço parte das que não puderam dar leite por ter tido "azar". E senti essas coisas todas que falas. Hoje em dia já só quero é que a Francisca coma, pouca me importa como. Está a crescer e saudável...
Cá por casa também seguimos a Tracy, ainda estamos em fase de aperfeiçoamento. Mas é óptimo saber que funciona... e bem :)

Beijinhos para ti e para o Pedro

Anônimo disse...

‎"(...)todas essas TRETAS que só servem para pressionar as mães a dar de mamar e adorá-lo a todo o custo e aguentar todos os dissabores e as que não podem ou não querem dar sentirem-se culpadas e a sentir que podem estar a perder algo de esp...ecial. É dar de comer. É a forma como os mamíferos dão de comer. Eu sentia tanta satisfação por ver o Pedro a mamar da minha mama, como ao sabê-lo a mamar do biberão que o pai lhe dava. Felizmente concretizámos o desejo de dar-lhe leite materno, mas se fosse artificial, a alegria de ver o meu bebé a ganhar peso e crescer lindo seria a mesma. (...)" isto chega a ser insultuoso de tão ignorante que é. Por dois motivos : Primeiro porque rebaixa todo o esforço que muitas mães fazem a dar de mamar colocando a amamentação ao nível da alimentação artificial, e depois porque é uma opinião não fundamentada de todo, que contraria todas as evidências cientificas que nos mostram que engordar e crescer não é o mesmo que desenvolver, e que o contributo que o Leite Materno tem é muito mais valioso do que qualquer outro leite administrado a um bebé humano. E portanto é um texto que mais valia ter ficado na gaveta...ou quiçá na cabeça desta Mulher. Dou-lhe os parabéns por ter amamentado, mas de uma proxima, em vez de andar a engordar bebés que se informe correctamente do contributo que o LEite MAterno tem na vida de uma criança e a razão pela qual nós temos uma SMAM e não temos uma Semana Mundial do Aleitamento Artificial. Não é fundamentalismo, é informação. O que são Tretas para umas pessoas, para outras são motivo de informação/formação.

Só Sedas disse...

Maravilhoso post. Se ha coisa queme irrita são relatos floreados da maternidade, prefiro coisas praticas e realistas do que histórias bonita sque só acrescentam culpas aquelas que se sentem menos à vontade na experiência de ser mãe. Eu nunca fui mãe, suponho que um dia o serei e se por um lado não faço ideia de como será a experiência (nem penso muito nisso, o que vier, será) há uma coisa de que tenho certeza: não quero ceder a pressões nem da mãe nem da sogra, da avó, da vizinha... cada pessoa tem o seu ritmo, mãe bebé e familia e nada melhoor do que ouvi-lo para saber que passo iremos dar a seguir.

Obrigada mais uma vez pelo relato.

Beijinho

Tica disse...

É assim mesmo! Nem mais nem menos.
A minha experiência como sabes foi um pouco traumatizante. A subida do leite foi do pior, tive altas dores no corpo e febre (como se estivesse de gripe), depois as mamas tão quentes, que até fiz uma urticária na pele por baixo, uma comichão chata, depois mesmo com a Sara a fazer bem a acoplagem, foram as gretas (e dores), e depois quando tudo já estava normalizado, apareceu o abcesso mamário, pronto 2 operações à mama e a notícia de que não podia amamentar. Eu chorei muitoooo e no hospital estava tão triste. Mas tive mesmo de seguir em frente, não dá, não dá, adaptei-me aos biberões e aproveitei a liberdade que estes dão, pronto, assunto arrumado, que remédio. Ainda por cima de cada vez que ficava triste, as mamas enchiam logo de leite!, e não podia andar sempre a secar... é mesmo psicológico!
Quando estava internada, havia um bebé, que não comia nada, nem leite materno, nem várias marcas de artificial, isto é que é um desespero.
A única coisa que me custa agora é que ainda tenho dores na mama, ainda está a cicatrizar. Mas tudo passa.

Pé no Paraíso ou talvez nao... disse...

Bem, li o anónimo e não sabe o que diz.

Eu sempre quis amamentar. Aliás, sempre me eduquei de que o leite materno é que é bom. As enfermeiras do centro de saúde sempre me disseram que eu tinha era que deixar o meu filho chorar durante 3 horas até se habituar, e não estar o dia e a noite com ele na mama, e que dar leite de lata nem pensar.

Não senti subida do leite, nunca tive os bicos com gretas, estavam sensíveis é certo, mas não me importava, o que queria era que o meu filho mamasse, ao fim de 1 MÊS, e o meu filho quase a morrer à fome, lá me disseram que talvez fosse melhor introduzir o leite de lata, que o meu não estava a ser suficiente, blábláblá. Andei 1 Mês a dar quase água ao meu filho. É de lamentar que para pessoas tão quadradas e "bem" formadas se faça isto a um bebé, e a uma Mãe que está sensibilizada, por razões que toda a gente sabe. Enfim, num próximo é leitinho da mama e leitinho de lata e mais nada!

Se houve coisa que me deu satisfação, foi dar de mamar durante um mês e meio (porque depois secou por ele) ao meu filho. QUando secou eu lamentei imenso, mas é a vida e ele está crescido e grande e gordinho. Talvez porque tenha passado FOME durante 1MÊS, agora só quer é comer. Até se vir uma migalha no chão ele come. Isto porque temos é que alimentar com leitinho materno, porque as outras são umas criminosas e enfarda brutos, que é só para engordar. Enfim...

Alexandre "Tó espinho" Guerra disse...

À pessoa que escreveu como anónimo, como eu também o faço.. De facto, informe-se.. Recomendo-lhe o livro da Tracy Hogg que a Bloguista fala.. É o The Baby Whisperer.. Outra coisa que se devia informar é acerca dos bebés do pós 2ª Grande Guerra. Mais não digo relativamente a informa-se para que possa dar uma opinião fundamentada sem "palas à frente dos olhos. Na gaveta, devia sim ficar o seu comentário de quão estúpido, ignorante e sinceramente infantil é.
O post está extraordinário, muito bem escrito e com uma prespectiva em tudo correcta.
Um Pai que viu a mãe da sua filha sofrer de uma forma atroz.

Anônimo disse...

Já aqui escrevi, mas não posso deixar de dizer o seguinte:
Concordo com o Anónimo de que não se deve comparar o leite matermo ao artificial, e que engordar não é o mesmo que desenvolver. Amamentei 2 vezes, da primeira vez até aos 22 meses, e agora já vou nos 9, portanto acho que sou mais do que uma defensora do leite materno. Mas acho que este post não tem a intenção de comparar o leite materno com a alimentação artificial, de modo algum! Penso que a ideia é "tirar os macaquinhos" da cabeça daquelas mulheres que não podem amamentar, para que não se sintam atormentadas por isso, porque mais vale uma mãe feliz e realizada a cuidar do seu bebé, do que uma mãe que se sente culpada ou contrariada. Damos o melhor por eles de acordo com as condições que temos e podemos, portanto não há que sentir culpa. Mas tal como diz o post não se deve desistir à mínima contrariedade! Por vezes é díficil, mas chega-se lá! E não ouçam os conselhos do tipo "ah, ela não vai dar de mamar, porque eu também já não consegui dar a ela..." - as avós nem sempre sabem tudo...
Continuo a dizer "Muito bem dito."
Alexandra

Batata-frita-mãe disse...

Post que envolve amamentação, envolve também sempre uma pirada da amamentação. É certinho. E tu não fugiste à regra, infelizmente. Ai...

Amor e Amamentação disse...

Obrigada pela partilha :)

Anônimo disse...

Ah! Obrigada! Adoro quando as pessoas fazem este tipo de comentários sem conhecer as situações... Sabe porqeue é que amamentei até aos 22 meses? Porque a criança é alérgica a outro tipo de leite. Quando comentar, da próxima vez, pense duas vezes.
Alexandra (a pirada da amamentação!)

Unknown disse...

Alexandra,
Parece-me que a "pirada da amamentação" referida no comentário postado a seguir ao seu não é dirigido a si, mas sim ao anónimo de 29 de setembro de 2011, às 11:58.

:)

Anônimo disse...

Se não foi dirigido a mim, convém, numa próxima, quando alguém fizer um comentário deste género identificar bem a que se refere (apesar de eu achar que a participação em qualquer blog não deveria ter este tipo de comentários "insultuosos").
Alexandra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.