INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

sábado, 24 de março de 2012

Muito melhor!

Li num comentário a este post do Arrumadinho uma versão politicamente correcta do atirei o pau ao gato que eu leio e adapto assim:

"Nãaaaoooo atira o pau ao gato-to-to
porque isso-so-so não se faz faz faz.
A minha mãe mãe
ensinou-me-me
a tratar a tratar bem animais Miaaaau".

Ora, eu em geral acho o politicamente correcto ridículo, as coisas ou são como são, ou temos dois dedos de testa e não nos deixamos levar no que querem dizer. Geralmente o politicamente correcto serve apenas para acalmar ânimos mais amofinados ou ressabiados e o resto da malta ri-se do ridículo ou simplesmente desvaloriza.

Mas neste caso em particular, não podia estar mais de acordo com esta versão politicamente correcta. vamos por pontos:
1. O Atirei o pau ao Gato é uma cantilena facílima de aprender e que fica na cabeça, apetece cantar aos gritos, tem uma métrica mesmo boa para os bebés dançarem e aprenderem os sons e as palavras e essas coisas todas muito pedagógicas.
2. Mas a letra é abominável e remeto a sua interpretação exaustiva para o mesmo post do Arrumadinho, que a fez com ironia. Nunca tive ímpetos de atirar um pau ao gato à conta da famigerada cantiga mas facto é que me lembro sempre do pau atirado ao pobre gato e como seria e coitadinho e tudo. Mais, oh pá, há mesmo necessidade de a cantar assim? Temos mesmo de ser obrigados a explicar à criancinha que não, aquilo é só uma cantiga, não ligues à letra, mas canta e bate palminhas, está bem?
3. Esta letra supra reproduzida encaixa mesmo bem na métrica da letra. Além disso, é uma resposta fantástica à versão anterior, ensinando não só a não atirar o pau ao gato, mas também que a mãe o ensinou e a mãe é que sabe e diz que isso não se faz e acabou-se. No final, o ensinamento moral consentâneo com a contemporaneidade: tratar bem os animais. Mãezinha querida dixit.



Gostei. Vou decorar e ensinar.

5 comentários:

**SOFIA** disse...

este "caso" é para lá de surreal! é com cada pérola...
mas sim, a música do pau no gato, tal como muitos outros contos infantis, lembro-me assim de repente do Patinho Feio, são de bradar aos céus. claro que não nos tornámos monstros psicopatas por os termos ouvido toda a infância, mas a verdade é que não lhes encontro muita pertinência em serem tão vis.

Raquel disse...

Adorei!!! Vou tentar lembrar-me desta tua versão para a cantar ao meu João! :-) muito melhor, sem dúvida, e não põe em perigo a nossa gatinha adorada! :-)

Princesa sem Reino disse...

Gostei!!! Não acho piada nenhuma à letra da música, tadito dos bicho!

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Esta versão está engraçada sim! :))
Mas eu acho que a versão original não afecta a mente das crianças ensinando-as a atirar paus aos gatos! Nós todos crescemos a ouvir essa música e a maior parte (felizmente) nunca fez mal a nenhum gato. Para uma criança pequena, a letra pouco importa, a criança nem se apercebe dela. A criança gosta da música pela métrica, pelo ritmo, pela animação... O lobo mau também come a avozinha, a caracolinhos de ouro entra numa casa que não é dela e dispõe de tudo o que lhe aparece à frente, o pinóquio é mentiroso... Se formos por aí, eliminaríamos a maior parte das histórias e lenga-lengas da nossa infância!
É preferível uma mãe cantar o pau ao gato com o filho, do que, simplesmente, não cantar de todo! :)
Beijos e bom Domingo! :)

AP disse...

Já me fartei de rir com a polémica.
(O D. Sebastião pede para te transmitir os agradecimentos dele por ensinares ao Pedro uma versão que o poupa de qualquer ímpeto assassino. ;))

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.