INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Ainda do dia de ontem



Muito obrigada pela vossa partilha, foi bom saber do vosso lado, saber que isto toca a todas e que no fundo, é normal, faz parte do crescimento deles e da educação nossa.

Eu sei que meia hora por causa do comando atirado ao chão pode parecer demasiado tempo e dar demasiada importância, ou que ele parece ser demasiado novo para estas batalhas, mas teve de ser...

Se ele tivesse dado logo o comando, ou se não tivesse ligado nenhuma, teria sido apenas mais um fogacho, o problema é que ele atirou e voltou a atirar e quando se aproximou uma vez, pisou-o (outro grande NÃO) e depois começou o teatro. Não podíamos ceder, já estávamos num ponto de não retorno. Não podíamos perder a face, nem deixar passar, faria muito mal a ambos se assim fosse.
Além disso o episódio até calhou bem, porque estávamos pai e mãe, não estávamos com pressa e não queremos deixar passar um episódio, porque sabemos que da próxima seria pior.
Ontem foi mesmo partir pedra, foi uma cena de compêndio, o Pedro fez tudo o que era esperado e jogou todas as suas cartadas e nós fizemos tudo o que era suposto: ordem simples e constante (pegar o comando e dar à mãe), falar calmo mas firme, pusemo-nos ao nível dele, deixamos bem claro que não saíamos dali sem o comando apanhado e dado, demos-lhe a luz ao fundo do túnel ("Depois de dares o comando à mãe vamos jogar à bola"), não cedemos a abraços e encostos, não o deixámos fugir. O ganapo é tão teimoso que se distraía e nos queria distrair com alguma coisa, mas mal voltávamos  à vaca fria, chorava de desespero.

E nós bem víamos ele a espreitar por entre o choro, ele a olhar bem nos nossos olhos, a procurar uma saída, uma quebra. E nós com a cara mais calma do mundo (mas a bufar por dentro), impassíveis "Não chora, apanha o comando e dá à mãe".

Foi um filme. Depois de dado o comando (com a manobra do pai a segurar no Pedro a segurar no comando e ele aos berros, mas deu!), lá se acalmou, deu uns pontapés na bola e adormeceu imediatamente.

Hoje de manhã voltou a acordar anjinho barroco e fácil fácil.
O pior é o fim da tarde/jantar. É essa a hora do porra louca.
Maravilhas da Maternidade!

10 comentários:

Magui disse...

Eu ainda não cheguei a esta fase mas na ultima consulta o meu pediatra explicou-me isto (ele é especialista em aconselhamento aso pais)! Disse-me que agora estou na 1ª fase de definição de personalidade que é dos 9-12 meses e que consiste em saber quem ele é e quem são as pessoas do seu mundo! A seguinte é dos 17-24M que é da afirmação em que é NÃO para tudo e tentam sempre levar a melhor e a ultima fase é aos 6/7 anos com a fase das colecções... Ele disse-me ainda que todas estas fases são muito exigentes para os pais e sempre acompanhadas de uma falsa perda de apetite! Pela teu post parece que o meu pediatra tem mesmo razão :D... É ter paciência :D!

Raquel disse...

Vou transcrever um excerto retirado do livro "O livro da criança" do Dr. Mário Cordeiro (pagina 39) que acho que pode ajudar a compreender o que o Pedro fez:
"E por muito que maçasse os pais verem os seus livros e CD's espalhados, havendo obviamente necessidade de ralhar e estabelecer limites, o que este episódio provava é que o filho já tinha desenvolvido duas coisas muito importantes, devido ao esforço que eles, pais, vinham fazendo na sua educação: o sentido ético, que o fazia já diferenciar o bem do mal, ou a atitude certa da atitude errada, e a via do charme e sedução (e também da manipulação) para os aprisionar e agarrar por mais uns minutos. Depois, consciente do seu feito, e já com grande domínio da marcha, escapulia gozando a cena."
:-)
Beijinhos

macaca grava por cima disse...

não sei como mas parece que entraste lá em casa e estás a descrever o meu M. de 17 meses... ontem eu e o pai tivemos precisamente a mesma cena... (com muita vontade de rir à mistura, bem disfarçada claro!!!) Mas nem sempre a vontade é de rir... A hora do jantar é o pico da loucura é... mas de resto o meu tb é um anjinho

Unknown disse...

É verdade, ele tem bem consciência de tudo, ele sabia exactamente o que estava a acontecer e o que ele não queria nem por nada fazer...

Martinha disse...

OMG! Sabes quem acordou ontem às 0h10 fresca que nem um pequeno repolho? Guess! Ah pois é! E dançou, e fez a galinha, e disse que que peixinho "táqui" e comeu uma bolacha torrada. Eu e o pai já nos babávamos no sofá exaustos, qdo decidimos ir deitá-la. Guess II , meia hora a gritar!!!GRITAR!!!

Sónia disse...

fizeram bem, eles tem de saber que tem limites e que não os podem passar sem consequências. Custa mas tem de ser!
Beijinhos

Simplesmente Ana disse...

Acho que fizeste muito bem. A minha, com 2 anos e meio, começou tarde mas chegou lá. Ainda ontem deitou água do banho para o chão, de propósito. Como castigo, tirei-a logo da banheira. Nem tugiu nem mugiu, pois soube o que fez, mas depois chamou-me e atirou um bocado do leite para o chão. Fez de propósito para se vingar. Sinceramente, fiquei sem saber o que fazer...para além do ralhete.

MarianaS disse...

Mais uma semanita e o puto habitua-se à casa e à falta da sesta de fim de tarde...
Porra louca, adorei! :)

Elix disse...

Estive a ler os posts... e fiquei a pensar "ai o que me espera"... A minha piolha com 1 ano e pouco já faz coisas que me fazem passar, nem quero pensar nessa fase... é muito complicado, mas temos que ter pulso forte e acho que vocês fizeram lindamente!!!

Miss Perfect disse...

Ontem tive uma situação dessas. Mas por causa de um chupa-chupa. Foram 15 minutos para ela perceber que só teria o chupa depois de comer uma banana (a fruta do jantar)... Houve gritos, choro, bateu nela própria, atirou a banana ao chão várias vezes...
Mas consegui (não sem lavar a banana umas 4 vezes)! Custou muito. Mas no final senti que tinha feito o correcto, por ela e por mim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.