INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Para passear em segurança II

No seguimento deste post, e porque muitas de vós pediram pelos próximos episódios, aqui fica o desenrolar e desfecho desta saga em busca da cadeirinha de automóvel dos nossos sonhos! Post longuíssimo, mas espero que ajude quem ainda anda ou há-de andar às compras!
Vamos comprar na Volvo mais próxima a cadeirinha Multi-Tech da Britax (à qual eles alaparam um símbolo da Volvo, mas é Britax), que vai dos 9 aos 25 kg, pode ser usada em ambos os sentidos e senta o miúdo de costas para o sentido de marcha até os 4/5 anos ou mais e custa €275,00, o que é um preço bastante razoável (€100,00 mais barata que o P.V.P.), tendo em conta a cadeirinha que é, o tempo que dura e a qualidade que tem.
Como temos dois carros e queremos usar a cadeirinha em ambos, vamos encomendar um conjunto de correias extra no site sueco, por forma a facilitar a troca entre carros, tendo cada carro sempre instaladas as correias. Este tipo de cadeirinhas prende através do cinto de segurança e através de correias presas aos bancos da frente.
Como um dos carros não tem portas traseiras, montar e usar a cadeirinha no banco de trás será uma canseira total, principalmente nos primeiros tempos de habituação. Por isso, até os três anos de idade do Pedro, sempre que dermos as nossas voltas pela cidade, ele vem no banco da frente sem problemas. Daqui a dois anos, ou viramos a cadeirinha no banco de trás, ou nos entendemos com a cadeirinha virada para trás no banco de trás, ou matamos o carro, ou deixamos de usar cadeirinha nesse carro. Quando lá chegarmos...
Foi-nos recomendado, em consulta ao Håkan Svensson do site sueco (adorei!), a compra da Hi-Way da Britax, pois é muito leve e compacta, ideal para espaços pequenos e mudanças constantes. No entanto, a Multi.Tech tem mais tempo de vida útil e vira em ambos os sentidos e nós preferimos ter essa versatilidade.
E foi assim que nos decidimos por aquele bicharoco.
Últimas notas: Depois de encontrar os sites que já havia referido no outro post, continuei a pesquisa e pouco mais de jeito encontrei à venda em ou para Portugal. E ou eram muito caras ou eram muito monstras, ou o material não era grande coisa. De qualquer forma, posso dizer que pelo menos na Bebé Confort também se vendem boas cadeiras rearfacing (da marca BeSafe ou da Maxi Cosi, uma das duas ou ambas...), que em qualquer concessionário da Volvo em Portugal se vende uma cadeirinha rear facing versátil e da melhor qualidade possível (mas é apenas um modelo, o que é muito limitado) e que no site sueco respondem a quaisquer perguntas no mesmo dia e com toda a objectividade e simpatia, tendo à venda (e actualmente em saldos!) todos os melhores e mais jeitosos modelos a bons preços.
Eu avisei que isto ia ser longo, mas espero que a partilha venha a ajudar alguém a recolher mais informação, quiçá escolher este tipo de cadeirinhas, nós estamos cada vez mais seguros de termos feito a melhor compra possível.

17 comentários:

SergioLopes disse...

Olá, mais uma vez (penso que a segunda) :)
ainda o seu Pedro nao tinha nascido, quando aterrei aqui pelo blog em busca do carrinho e ovo para a minha Madalena que também iria nascer (tem agora quase 9 meses) e depois do que li por aqui e na Pro Teste, acabei por comprar tudo da Britax tambem.

E agora, mais uma vez, está na altura de comprar a proxima cadeira para o carro, e cá está, aqui disponivel, toda a ajuda que eu precisava :)

O carrinho, ovo, base isofix, na altura comprei tudo na Amazon.co.uk, que continua a ser dos meus sitios preferidos para este tido de compras (sem custos de envio e bastente fiavél).

Depois de uma consulta rapida pela Amazon, parece-me que, de momento, não têm esta cadeira lá disponivel.

Esse site sueco que refere, já fez lá alguma compra ? como é em termos de portes / fiabilidade ?

Mais uma vez obrigado pelas dicas :)

SérgioLopes

Anônimo disse...

Muito obrigada pela informação! Tenho de ir lá deitar uma espreitadela também! :)
Realmente parece-me um preço bem em conta, já que dá até muito tarde e se acaba por comprar apenas uma cadeirinha! :)
E também adorei o facto de dar para andar nas duas posições, não vão os pequenotes ficar com as pernocas muito compridas e ficarem desconfortáveis lá mais para a frente no tempo. É bom saber que há sempre uma alternativa e que não sai mais cara por isso! :)
Muito obrigada pela partilha, mais uma vez!:)
Felicidades para o Pedro
Raquel Teixeira
(nunca consigo publicar sem ser como anónima, apesar de ter conta no Google, estranho)

Maria de Lurdes disse...

Obrigada!

Sérgio Lopes,
Ainda não fiz encomenda através do site sueco. Os portes de envio para as cadeirinhas são €60,00, para as correias apenas, são €11,00.
As dúvidas que tinha, tal como já referi, foram tiradas no mesmo dia com muita simpatia e objectividade, por isso estou confiante no seu serviço.
Boas compras!

MissBlueEyes disse...

Olá. Um pormenor que a meu ver é importante, e que não sei se esta cadeira tem ou não, é o facto da cadeira deitar.

É que para quem, como eu, faz viagens longas é um ponto a favor, uma vez que o bebé faz a viagem deitado. A Opal da bebéconfort deita, e também dá para andar no sentido contrario da marcha, mas melhor do que essa é a Axis tb da BBConfort, porque gira para tirarmos o bebé do carro, o que para mim é a melhor invensão do século. Tenho as duas, e adoro a Axis. O meu sobrinho andou numa Axis até aos 5 anos de idade.

Maria de Lurdes disse...

Olá MissBlueEyes,
Obrigada pelas dicas!

Também pesquisei sobre a Opal, porque me parecia muito confortável e o facto de reclinar tanto era muito interessante. No entanto, pusemos de parte porque só pode ir de costas até os 13 quilos (o Pedro já vai em 11...), a própria cadeirinha só dá até os 18 kg e não fazemos muitas viagens muito longas.

A Axis é muito jeitosa por virar para o lado, super confortável para os pais e para os bebés, mas não vira para trás...

AVOGI disse...

a segurança das crianças acima de tudo. kis .=)

Paula disse...

Excelente post! Vais ficar satisfeita com a cadeira e o Pedro também. A minha filhota tem 3 anos e meio e tem uma destas no carro do pai (no banco da frente) e uma Two-Way no meu (no banco de trás). São óptimas e os crash-tests demonstram a sua estabilidade.

Comprámos ambas no site do Hakan :) e o serviço sempre foi excelente. Acho que os portes eram mais baratos na altura...

De costas para a estrada, de frente para a vida :)

Paula disse...

Ahh e acho fantástico a Axis virar para facilitar a entrada da criança mas li algures que esse mecanismo interfere com a estabilidade da cadeira... em caso de impacto não se torna tão segura como uma boa cadeira sem este sistema. Mas tb não dava no sentido 'rear facing' portanto ficou logo descartada...

Maria de Lurdes disse...

Olá Paula, obrigada pelos comentários.
É muito engraçado ver como experiências tão semelhantes têm desfechos iguais, fico mais segura da minha escolha!
Porque em comentário ao primeiro post referiste o facto de a vossa pediatra ter mandado seguir a lei no que diz respeito ao uso das cadeirinhas, achei importante citar o que diz o código da estrada sobre o uso de cadeirinhas nos veículos automóveis:

Artigo 55.º
Transporte de crianças em automóvel
1 - As crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 150 cm de altura, transportadas em
automóveis equipados com cintos de segurança, devem ser seguras por sistema de retenção
homologado e adaptado ao seu tamanho e peso.
2 - O transporte das crianças referidas no número anterior deve ser efectuado no banco da retaguarda,
salvo nas seguintes situações:
a) Se a criança tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção
virado para a retaguarda, não podendo, neste caso, estar activada a almofada de ar frontal no lugar do
passageiro;
b) Se a criança tiver idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos de
segurança no banco da retaguarda, ou não dispuser deste banco.
3 - Nos automóveis que não estejam equipados com cintos de segurança é proibido o transporte de
crianças de idade inferior a 3 anos.
4 - Nos automóveis destinados ao transporte público de passageiros podem ser transportadas crianças
sem observância do disposto nos números anteriores, desde que não o sejam nos bancos da frente.
5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro)
600 por cada criança transportada indevidamente.

Se a vossa menina tem três anos e meio, já não pode ir no banco da frente, é uma chatice, vai ser uma grande chatice quando o Pedro tiver essa idade, mas temos de estar atentas a estas coisas para não arranjarmos problemas...
Espero ter ajudado!

MissBlueEyes disse...

Vou só deixar outra opinião. Andar no sentido inverso da marcha, não é de todo prático como fazem parecer. As pernas ficam encolhidas como no ovo. Eu comprei com esse propósito, de andar virado para trás, e o que é certo, é que só o fazemos quando o meu marido o vai buscar à escola e está no carro comercial da empresa.

Espero que fiques satisfeita com a tua escolha, que eu em ralação à Opal, não fiquei de todo satisfeita, acho que foram os 300€ mais mal gastos da minha vida, sempre que o ponho na cadeira, bato com a cabeça dele em cima do carro, fico toda torta, enfim... quanto à Axis, ADORO! É tudo prático e simplificado!

MAs em compensação, andar a tirar e por de um carro para o outro, é o cabo dos trabalhos, por isso optamos por duas.

Beijinhos.

Anônimo disse...

Peço desculpa. fiquei sem perceber se vai mandar vir através de algum site ou comprar por esse preço directamente na Volvo?

Maria de Lurdes disse...

Comprei por esse preço directamente na Volvo. As correias encomendei ao site sueco.

Mary of Cold disse...

Olá!
Fico contente pela escolha. Tal como já tinha referido no outro post, comprei a cadeira na volvo e a questão do peso (até 25kg) também ajudou na decisão final.
A cadeira tem muita qualidade. Já a temos desde Março deste ano e parece que está nova (e não é por falta de uso).
O que me lembro bem é do trabalho que o meu marido teve a montá-la no carro. De tal forma que dissemos logo: passar esta cadeira para outro automóvel está fora de questão! :)

Borboleta disse...

Olá!

A minha filha também tem 3 anos e ainda anda de costas nessa cadeira. Como é espaçosa não fica com os pés encolhidos. A forra já foi a lavar imensas vezes (ela já se fartou de vomitar leite lá sentada, provavelmente por ir de costas) e continua impecável, nem russa está.
Adorei a compra que fiz. Também comprei na Volvo.

:)
(fui eu que comentei no face sobre esta cadeira)

Anônimo disse...

<daquilo que li aqui parece que se pode usar a multitech num comercial, percebi bem? se sim, o que se faz às correias? não se usam? fica só o pé?

é que tenho um comercial e não é fácil nesta altura estar a mudar de carro.

Muito obrigada

Maria de Lurdes disse...

Sim, a Multitech pode ser usada num comercial. Aliás, não pode ser usada uma cadeirinha que seja virada para a frente, pelo que a escolha tem de recair sobre uma cadeirinha vrada para trás. Atenção que o airbag tem de estar desligado!
As correias usam-se na mesma, têm sempre de ser usadas sempre. Há vídeos com instruções de utilização de cadeirinhas viradas para trás usadas no banco da frente, em que as correias são presas e depois passam por baixo do banco, para a frente.

Espero ter ajudado!

Anônimo disse...

Sim, obrigada. Vou procurar esses vídeos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...