INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Dois meses

Aos dois meses (e tal), baby Miguel está um charme. Já sorri muito, sobretudo a mim, e fico derretida. Ele é lindo e ele sabe disso, o bandido! Fala muito, imita os meus sons, eu imito os dele e ficamos assim, a falar como tolinhos e a rir. Continua a amar o banho e a muda da fralda, é um naturista. Já vai ficando muito sossegado a olhar, sempre atento, e quanto maior for a confusão, mais sossegado ele fica. Foi um óptimo conviva nestas festas, ele quer é socializar. Já descobriu as mãos e já as leva à boca, e eu lembrei-me que não tinha saudades nenhumas disso...



Um charme que bolça, é possível? ÉÉÉ!

Aos dois meses (e tal), já posso dizer que estamos habituados ao temperamento do Miguel e ele está habituado à vida. A nós.
Já sabemos que ele vai chorar desalmadamente antes de adormecer.
Já sabemos que vai acordar a meio da sesta a chorar desalmadamente.
Já sabemos que se estiver aborrecido, chora. Que se estiver com sono chora. Que se estiver a ser vestido para sair, chora - ao ponto de eu desistir mentalmente uma 500.000 vezes de sair, por ser um stress tão grande e uma contradição sair para espairecer debaixo de choro cerrado. Mas assim que pomos as rodas na rua ele cala-se porque, lá está, ele quer é convívio.

Mas também sabemos que chora cada vez menos tempo - o que antes eram 20 minutos, hoje são cinco. Insiste em fazer serão connosco (passou a meia noite da passagem de ano com a malta, acordadíssimo!), mas depois dorme muitas horas à noite - 6 a 8, um mimo.
Reage muito melhor e mais rapidamente ao que lhe fazemos. E o que lhe fazemos é o que sempre lhe fizemos e que acabou por surtir o efeito que tanto queríamos e que às vezes parecia impossível:

* Mantê-lo numa rotina (acorda, mama, está acordado, muda fralda, deita), em que ele mama entre 2:30 a 3:30 horas da vez anterior. Depende do tempo que dormir. Se eu não desandar da rotina dele, os dias são mais suaves. Ou talvez não, nunca se sabe.
* Deitá-lo bem embrulhado, imobilizado, basicamente, a chuchar na chupeta e deixá-lo fechar os olhinhos pela última vez com a consciência que está na caminha dele, no escuro.
* Se chora, fazemos shhhh, se chora mais, damos colo suave, se chora mais, batemos nas costas, se chora mais ainda, pomo-lo de lado, se não pára mesmo, vai para o carrinho, sempre embrulhado e com a chucha. Porque a esmagadora maioria das vezes que ele chora, nós sabemos que não é fome, nem cólicas, é cansaço. Muitas vezes ele chora a tossir, e então é desconforto causado por gases, que saem por cima ou por baixo, e quando saem, é a paz, o alívio, coitadinho, nota-se tão bem.

E não é que, olhando para trás, vejo que o Miguel, o pica cérebros, agora está mais encarreirado do que o Pedro estava com a mesma idade? Ele leva o avanço de termos começado mais cedo a pô-lo nos eixos e de sermos mais experientes. Se não fosse isso, estaríamos tramadinhos...

 | Para quem queira saber, o que fazemos desde recém-nascido ao baby para o acalmar é basicamente uma versão soft (à Tracy Hogg: o embrulho é mais básico, ele solta-se muito bem, a chupeta entra primeiro, o pôr de lado e abanar apenas em último recurso) desta técnica dos 5 S (um milagre!):

4 comentários:

Brown Eyes disse...

Que lindo que ele está!

Maçã e Canela disse...

Muitos parabéns! O Miguel está lindo lindo! Um bom ano repelecto de coisas boas! :)

Beijinho,
Maçã e Canela

Rita Sousa disse...

Olá =)
Fazes o embrulho do Baby miguel tal como se explica no Dr. Phill ou fazes um mais simples! Fiquei super curiosa com essa tecnica =)
Felicidades =)

Unknown disse...

Obrigada, meninas! :D

Rita,
Faço um embrulho mais básico: dobro uma ponta para dentro de uma manta quadrada, deito em cima com os ombros de fora o baby, e embrulho as laterais de um lado para o outro, deixando a parte de baixo solta ou apenas com uma dobra para cima. Ele fica imobilizado de início e se eu o segurar, mas quando o deito, acaba por se conseguir soltar facilmente, mas fá-lo já adormecido, ao longo do sono. Muitas vezes acorda ainda embrulhado, outras não.

Beijinho e boa sorte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.