Reza a lenda que São Gonçalinho ia levar pão aos habitantes das Gafanhas junto a Aveiro, zona onde antigamente viviam leprosos. Para evitar o contágio da lepra, diz-se, São Gonçalinho atirava o pão de um alto. Também há quem diga que fez o milagre de atirar madeira que se transformou em pão, daí as cavacas serem duras, mas saborosas. Seja como for, do envio de pão ter-se-á passado às cavacas que hoje são atiradas do topo da capela erigida em 1714 nos dias de festa pelos devotos em promessa. Cavacas doces do açúcar mas compridas e duras. Acontece todos os anos, no fim-de-semana por volta de 10 de Janeiro.
E que duras são! Mas que divertido é apanhá-las! Passámos um fim de tarde bem divertido, a tentar que as cavacas não nos acertassem, ao mesmo tempo que as tentávamos apanhar. Para o ano, vamos também nós atirar as nossas cavacas do alto da capela!
Quem mais lucrou foi o Pedro, que ainda teve direito ao seu primeiro balão metalizado e andou em êxtase até hoje.
Ainda houve tempo para cuscar o soundcheck dos GNR e cruzar-me com o Rui Reininho, mas infelizmente não vi o baixista, que ele sim, é o giro do grupo! Também nos cruzámos com a super divertida SMS e ainda vários amigos nossos, foi uma alegria!
2 comentários:
isso da gafanha ser sítio de leprosos não é bem verdade :p nunca se comprovou! segundo alguns estudos gafanha deriva da palavra gadanha, instrumento agrícola muito usado por aquelas bandas…
(sim, eu sou da gafanha!!) ;)
Quando vivia em Aveiro ia todos os anos ao São Gonçalinho, não vejo a hora de voltar para a minha cidade...
Postar um comentário