INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Lembrando São Gonçalinho


Reza a lenda que São Gonçalinho ia levar pão aos habitantes das Gafanhas junto a Aveiro, zona onde antigamente viviam leprosos. Para evitar o contágio da lepra, diz-se, São Gonçalinho atirava o pão de um alto. Também há quem diga que fez o milagre de atirar madeira que se transformou em pão, daí as cavacas serem duras, mas saborosas. Seja como for, do envio de pão ter-se-á passado às cavacas que hoje são atiradas do topo da capela erigida em 1714 nos dias de festa pelos devotos em promessa. Cavacas doces do açúcar mas compridas e duras. Acontece todos os anos, no fim-de-semana por volta de 10 de Janeiro. 

E que duras são! Mas que divertido é apanhá-las! Passámos um fim de tarde bem divertido, a tentar que as cavacas não nos acertassem, ao mesmo tempo que as tentávamos apanhar. Para o ano, vamos também nós atirar as nossas cavacas do alto da capela!
Quem mais lucrou foi o Pedro, que ainda teve direito ao seu primeiro balão metalizado e andou em êxtase até hoje.







Ainda houve tempo para cuscar o soundcheck dos GNR e cruzar-me com o Rui Reininho, mas infelizmente não vi o baixista, que ele sim, é o giro do grupo! Também nos cruzámos com a super divertida SMS e ainda vários amigos nossos, foi uma alegria!





2 comentários:

miriam disse...

isso da gafanha ser sítio de leprosos não é bem verdade :p nunca se comprovou! segundo alguns estudos gafanha deriva da palavra gadanha, instrumento agrícola muito usado por aquelas bandas…
(sim, eu sou da gafanha!!) ;)

Loira disse...

Quando vivia em Aveiro ia todos os anos ao São Gonçalinho, não vejo a hora de voltar para a minha cidade...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.