INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Um dia depois do outro

Nada como o passar dos dias. Com o nosso cachopo parece resultar, pelo menos por enquanto!

Ele andava birrento e a subir a parada cada vez mais, se bem se lebram...

Ralhar e timeout já não bastavam, ele nem se ralava. Então, cumpri o castigo mais pesado que tinha prometido, e sinceramente não tive pena nenhuma, porque à saída do colégio ele voltou a armar barraca, querendo atirar-se ao chão e querendo ficar na escola à força, tudo debaixo de chuva torrencial, um mimo!!
De maneira que chegámos a casa que nem pintos e seguiu-se uma bateria de cabresto: ficou sem TV ao fim da tarde, foi banho de cara fechada e brincas no quarto que já vais com sorte. E à noite, também não houve direito a conto contado, e ele ama contar as suas historinhas nem que seja para ganhar tempo acordado..., porque foi insolente com o pai (sim, aos dois anos já se pode ser insolente e ele foi), fugia com o rabo à seringa e não queria contar ao pai do seu mau comportamento - porque ele tem sempre de fazer o relato das asneiras do dia ao pai, não há saídas airosas, há responsabilização. Mas ele tenta sempre escapar-se, está claro.
Enfim, foi um dia e noite terribilis. Mas como as consequências, mais que castigos, consequências, que nós frisávamos bem e contrapunhamos ao que podia ser e ele lá ia reconhecendo, cabisbaixo e já manso, mas que já não lhe valia de nada, no dia seguinte acordou bem mais calmo, mesmo mais calmo. Ensaiou uma birra quando desliguei a TV para irmos para o colégio de manhã e eu deixei logo bem claro que, ou ele parava com essas birras ou acabava-se a TV de todo e ele logo foi à vida dele. O dia correu muito melhor e hoje já estava de volta o nosso Pedro mais sereno e cooperativo.
Até a próxima. Temos notado muito essa tendência nele: ele anda bem, relaxado e de tempos em tempos, ele vai aumentado o "à vontadinha" e vai forçando a nossa barra, a tentar conquistar margem de manobra para asneiras, a pôr-nos à prova, a apalpar os nossos limites. Nós deixamos bem claros esses limites, primeiro a bem, com falinhas mansas, depois a mal, com rédea curta e o facto é que ele reage e recua e tudo serena.
Parece mesmo que ele está a pedir para ser posto na linha e quando é posto na linha, serena. É a história das balizas e dos limites e dos pais criarem e controlarem os limites dos filhos para que eles estejam livres mas balizados, seguros porque sabem que têm alguém que não permite roda livre,que os enquadra.
Pena é a teoria desgastar-nos tanto para ser posta em prática. O resultado vale a pena, e ainda resulta com o Pedro, mas até chegar lá, valha-me deus... e o nosso ainda é pequenito, isto só vai ficar mais elaborado, mais complexo. Serenidade e perspectiva!!

4 comentários:

Jo disse...

Por aqui também já houve castigo parecido... Aguardemos.

Anônimo disse...

Por aqui os finais de tarde tambem não tem sido fáceis. O M tem 4 anos e vem uma M a caminho...por isso tenho dado um desconto...mas paciencia tem limites. Palmadas e berros estão fora de questão, nada resolvem. Por isso encho me de truques e esquemas e ele acaba por se esquecer porque fez a fita e acabamos os 2, cansados mas felizes. Em ultimo caso, o castigo funciona sempre... ipad, televisão e pistas dos comboios interditas são os meus trunfos!!!

Elix disse...

Como compreendo, ás vezes não "apetece" nada ter este trabalhão todo. Mas compensa. Vale a pena. Lá em casa também temos esses avanços e recuos. Nesta altura, e desde que entrou na escola, tenta sempre vir para a nossa cama á noite, estamos a contrariar, mas ás vezes não é fácil...
beijinhos

uba disse...

O meu tb tá nessa fase.
Muito inspira, expira por estes lados. lol

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.