INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Amigos do peito

Depois do drama da subida do leite (e desta vez senti-a bem...), uma vez entrada em velocidade cruzeiro, a verdade é que o problema mais provável é correr-se o risco de o leite começar a escassear. Pelo menos é o que acontece comigo, e muitas vezes é apenas fruto de tomar poucos líquidos e alimentos nutritivos entre mamadas. Mas às vezes é uma complicação beber e comer bem entre mamadas de menos de três horas, parece que não fazemos outra coisa! Dar de mamar - cuidar do bebé - comer - dar de mamar - cuidar do bebé - comer... Muitas vezes eu não tenho tempo para me coçar, quanto mais beber água de empreitada. Esqueço-me completamente!

Mas, para mim, por enquanto resulta uma combinação de:
1 - beber muita água, leite, tisanas, chá Rooibos (sem cafeína), sopa, sumos, enfim, quaisquer líquidos que estejam à mão.
2 - comer sempre alguma coisa entre mamadas, para que haja algum sustento!
3 - respeitar algum tempo entre mamadas. Eu espero em geral pelo menos 2 horas e meia entre cada mamada, ele não pode ter fome de duas em duas horas (pelo menos agora que está mais crescido, e desde que tinha poucas semanas). Apenas respeitando algum tempo entre mamadas eu dou oportunidade a que volte a produzir alguma coisa, senão não tenho hipóteses, entramos num círculo vicioso em que ele petisca (e continua com fome) e eu ando sempre à nora. Assim, quando mama, é a sério e fica mais saciado por mais tempo.

Dos comentários super valiosos que deixaram a este post aqui no blog e no facebook, fiz uma compilação das vossas melhores dicas, algumas que eu já conhecia e fazia, outras não, para todas podermos aproveitar na luta contra a carestia mamária...

- Água, muita água - é a recomendação mais óvia - quer directamente da fonte, quer sob forma de sopas, sumos, infusões, chás (cuidado com a teína - melhor o chá roiibos, que não tem teína), vale tudo, desde que hidrate muito!

- Promil, em saquetas - eu tomei no tempo do Pedro, mas não sei se actuou, ou se foi de me forçar a tomar mais água ou se foi efeito placebo. Certo é que tive mais leite, talvez...



- Mochi, um produto macrobiótico à base de arroz. Uma leitora comeu e até gostava, aconselhou bem cozinhado e com um bocadinho de mel por cima.

-levedura de cerveja


- chá de funcho


- beber cerveja preta sem alcool (claro!!!!)

Aveia melhora a qualidade do leite, 

- chá de erva doce acalma a mãe e o bebé, 

- bacalhau aumenta a produção de leite 

- dar de mamar muitas vezes. Em que ficamos? Eu cá fico com a minha, eu dou a pedido desde que esse pedido venha mais de duas horas depois da mamada anterior, menos não. Ele acaba por mamar cerca de sete vezes por dia.

- usar a bomba de extração de leite após cada mamada para ter a certeza de que se esvazia a mama.

- Cerelac - papinha da boa!

- Descansar bastante (hahahahahaha - eu sei que sim, mas bem sabemos, vamos combinar...)

AS MARAVILHAS DA MATERNIDADE

 { Facebook }  { Instagram }  { Pinterest }

11 comentários:

Anônimo disse...

Olá. Atenção ao leite. Já li que o leite pode provocar cólicas. E em relação à sopa cuidado com os legumes: evitar legumes como as couves, espinafres, brócolos, couve flor.

Monia disse...

Não concordo com a dica de usar a bomba após as mamadas. Eu fiz isso até começar a perceber que o meu corpo pensava que tinha de produzir leite para gémeos e a minha bebé não conseguia dar vazão a tanto leite, sendo eu quem acabou por sofrer. Nem tanto ao mar nem tanto à terra...

Anônimo disse...

Mais uma dica valiosa: Natalben para mulheres que amamentam. É carote, mas vale a pena. Maravilhas, já experimentou fazer uns tummy times com o seu filho, algum exercício? Já agora também lhe pergunto se o seu filho bolça muito. A minha menina bebia de hora a hora. O resultado era comer, bolçar, comer, bolçar. A pediatra recomendou que mamasse de três rm três horas, para diminuir o refluxo. Ora isto das três horas não funciona. O que tenho feito é entretido a minha bebé com vários exercícios do babyoga. E é assim. Tanto refluxo também faz mal.

Daniela Magalhães & Sónia Ribeiro disse...

A dica de usar a bomba é boa sim, para quem tem pouco leite. O corpo vai memorizando que tem de produzir mais. Para quem tem leite não vale a pena pois o efeito seria pior!

Anônimo disse...

..beber leite provoca colicas nos bebese e é errado acreditar que se beber leite vai produzir mais leite. Veja se o caso dos animais. De qlq forma eu amamentei o meu bebé exclusivamente até aos 6 meses. Neste momento tem 7 meses e meio e quase 10kg. Apenas me preocupei em me manter hidratada e deixa lo mamar em livre demanda. Haverá leite enquanto o bebé mamar e para que ele mame corretamente não se deve dar biberão ou chupetas...o meu bebé nao sabe o q são ;) continua a preferir a maminha à papa *) bjs

Anônimo disse...

Só uma correcção, o bacalhau não faz aumentar a produção de leite. Simplesmente, por ser salgado, faz com que as mulheres bebam mais água, e isso sim aumenta a produção de leite. Tirando isso, óptimas dicas, parabéns pelo blog :)

Anônimo disse...

Anónimo:

"Haverá leite enquanto o bebé mamar" Isto é mentira. A sério que há quem tenha imenso leite e num dia fique sem uma gota. Acontece..pode ser mais raro, pode ser 1 em 20, mas existe. Assim como há mulheres que simplesmente têm leite que não acaba e outras que por muito que se esforcem não conseguem ultrapassar a produção de 100-120 a cada 3 horas. E isto em livre demanda e hidratação. Mania de achar que se nós conseguimos foi única e exclusivamente mérito nosso e que se a vizinha não conseguiu foi única e exclusivamente erro seu. Farta...farta destas pressões mamárias..isto é tão válido como o parto...há quem mesmo sem se mexer vai parir super facilmente, com 3 puxos no período expulsivo e quem vá estar lá a sofrer horas a fim e ficar sem caminhar e cheia de mazelas para a vida. Claro que quem está na primeira situação acha logo que é uma mulher heróica e que as outras são umas bambies. Genética e ponto final.

Anônimo disse...

Concordo a 100% com o seu comentário.

ana bandarra disse...

Ligue para a SOS amamentação. Cheira-me que se trata da crise dos 3 meses. O pediatra Carlos Gonzalez explica isso muito bem.

ana bandarra disse...

Cá está: http://m.youtube.com/watch?v=s9EIGOkAt8o

PrincesSu disse...

Ai que daqui a pouco mais de um mÊs começo eu nessas andanças!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.