INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

sábado, 15 de outubro de 2011

A nossa parte

Porque numa casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão, temos de passar do ralhar à acção. No meu modesto retalho de bytes venho escrever que a acção pode ser pouca, mas pode ser diária, todos os dias podemos fazer alguma coisa por nós. O que podemos nós, cidadãos, fazer para evitar que as medidas de austeridade que cada vez nos apertam mais, destruam de vez a produtividade do nosso país? O que podemos nós, cidadãos, fazer pela nossa própria cidadania, pelo nosso país? Todos os dias?
Alguns exemplos:
- Tentar ao máximo comprar produtos portugueses, ou pelo menos europeus: comida, bebidas, roupas e outros bens de consumo. Consigo ser bem sucedida no supermercado, mas no centro comercial nem tanto...
- Reclamar COM QUEM DE DIREITO contra o que não está bem: com o gerente, com a Câmara Municipal, com o chefe, com a pessoínha que atirou o papel para o chão.
- votar, ter uma opinião, adoptar uma posição, tomar uma decisão, sobre tudo. Não ser passivo.
- pedir factura.
- utilizar transportes públicos ou outros alternativos ao automóvel (bicicleta, a pé) sempre que possível, exigindo, reclamando de deficiências na rede/oferta/condições de transportes públicos. Tudo vale para poupar gasolina, porque pior que os € que por ela pagamos no dia-a-dia, é o que todos pagamos para a importar.

- ser frugal. Não tenho dinheiro, não compro. Se tenho dinheiro, preciso mesmo de comprar?
- ser urbano, defender o Civismo, o nosso e exigi-lo do troglo ao nosso lado.

Mais?

3 comentários:

alice disse...

ser solidário com quem realmente precisa mais do que nós...

Marta disse...

Muito bem!

Começar pela nosso lar e na economia doméstica: apostar na reutilização, poupar no desperdício, ser eficiente com os recursos que usamos (sejam eles alimentos, água, luz, etc)

Tica disse...

A mim só me preocupa quem já faz isso tudo e mesmo assim não sabe como chegar ao fim do mês. Há muitas famílias já assim.
Mas concordo que os portugueses não reclamam com que de direito, em qualquer contexto e assim é que não se vai a lado nenhum.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.