INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

terça-feira, 12 de junho de 2012

A minha kanga


O Amor é uma flor [que] não precisa do Sol


Quando os boys nas praias de Zanzibar me queriam impingir os pareos com golfinhos em tie-die, eu perguntava sempre a mesma coisa: "Do you have the ones your women wear?"
Eles ficavam a olhar para mim muito espantados, não percebiam como era possível eu querer as kangas que as suas mulheres usavam e que se compravam a metro e não os pareos maravilhosos que as alemãs adoravam. Mas o que eu queria era mesmo as kangas das mulheres africanas, com os seus padrões trabalhados, as cores quentes e o cair maravilhoso.
Às tantas fiz amizade com um dos boys (casado e pai de filhos, mas ainda um boy...) e ele trouxe-me esta kanga, uma única só para mim, porque nem as tinham em stock, ninguém mais as pedia, nem eles acreditavam que fosse algo apetecível aos turistas. Explicou-me que os desenhos eram muito antigos, estavam registados e catalogados e todos os anos um tinha mais saída do que os outros, este foi o de 2009.
O pormenor que desconhecia e adorei: de cada print faz parte um provérbio ou expressão swahili e o desta khanga era penzi ni ua halitaki jua. Há imensos provérbios, todos muito giros, vale a pena conhecer mais aqui.
Mais não fosse, rendi-me ali e o Yusuf ganhou o dia, porque regateei a khanga ao preço de um tie&die.
Ganhou ele e ganhei eu. Win-win.  Wewe kushinda i kushinda!


5 comentários:

**SOFIA** disse...

infinitamente mais bonitas!

Sofia disse...

Linda! Eu trouxe algumas para fazer de toalhas de mesa e ficam um espanto.

© Jardim de Algodão Doce disse...

O padrão é absolutamente fantástico.

Maria de Lurdes disse...

Também as acho girissimas, tive pena de não ter trazido mais...
Como toalhas também deve ficar muito bem, realmente, fica registado!

Simplesmente Ana disse...

Realmente bonita. E a tua barriguinha tonificada? É de meter inveja ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...