INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cortinados

Tínhamos de colocar cortinas na sala de estar. Esta nossa questão já vem bem de trás! Pois é, apenas agora esta novela encontra um final feliz...
Ora, se colocar cortinas nos quartos apenas exige um pater familias cheio de boa vontade e com algum jeitinho (check! e muito bem checkado, que o nosso pater familias é cada vez mais Querido!!), colocar cortinas numa sala de estar é outro campeonato.
Além disso, tínhamos dois probleminhas:
- o aparador (ENORME) parece ter sido feito à medida da parede que lhe foi destinada, mas uma medida saloia, porque ficou a dois centímetros do varandim da sala, o que torna a colocação das cortinas um problema.
- a janela não está no centro da sala, mas deixa parede de um lado e muita parede do outro.

Este era o antes:

 A imagem possível, tirada ontem ao fim da tarde, à contra-luz... 
Com o P completamente fora de órbita a ver o Panda...

Como o aparador fica a dois centímetros do varandim, colocar cortinas exigiria sempre passá-las atrás do aparador, porque as cortinas não podem acabar a rasar a moldura da janela. Para rasar a moldura da janela, é preferível recorrer a outra soluções, como painéis que se desloquem ou japonesas que se orientam na vertical. Querendo colocar cortinas (era o nosso caso), tínhamos três hipóteses:
1 - Dar os 20 centímetros da praxe para cada lado do varandim, emoldurando a janela de forma simples.
2 - Como a janela não está no centro, podíamos fazer a simetria com a parede menor. Na parede mais curta a cortina iria até o fim, na mais comprida, a cortina acabaria no mesmo comprimento da mais curta. Na prática, a cortina acabaria mais ou menos a meio do aparador, mas a simetria em termos de cortina/janela seria perfeita.
3 - Colocar cortina de um lado ao outro da parede, cobrindo tudo.

Decidimos pela terceira opção. À grande!
A segunda opção não me agradou, não gostei da ideia de a cortina acabar a meio do aparador. Ou bem que passava o mínimo possível, ou bem que passava tudo.
Gostámos desta última opção porque assim, além de termos as cortinas a cumprir a sua função na janela, também tínhamos a cortina como elemento decorativo, a cobrir toda a parede e a emoldurar também o aparador.
As cortinas tinham de ser brancas, sobretudo pelo domínio que um cortinado de parede iria ter, mas também porque queríamos a leveza e candura do branco, nada que pudesse ser cansativo ou dificultasse a entrada de luz na sala.
Eis o resultado:


A calha foi o mais subida possível e o mais comprida possível. Quis cobrir a parede TODA!
Pessoalmente, gosto de cortinas que sejam colocadas o mais alto possível e que rasem o chão (mas sem o tocar!), porque confere mais verticalidade, faz a sala parecer ter um pé direito mais alto e parecer sempre bastante mais espaçosa.

Fiquei super contente com o resultado, adorei a minha sala nova! É que as cortinas fazem mesmo toda a diferença numa divisão, numa casa, fica tudo transformado. As cortinas vestem a casa, MESMO!


26 comentários:

Faz de Conta disse...

Ficou óptimo! Nós ainda andamos a ganhar coragem para pôr as nossas, que também não vai ser uma tarefa fácil!

Ana - a side of me disse...

Nós cá em casa sofremos do mesmo mal. Tenho cortinados há mais de um ano e respectivas calhas e nada. Tanto na sala como nos restantes quartos. E candeeiros é o mesmo fado. Mas tenho pra mim que o dia está mais perto =)

Magui disse...

Também ando nessa luta... A solução é a mesma que a tua, mas estou em estágio para as bainhas! Ou seja já as coloquei com as bainhas por fazer para ver qual a melhor altura e não me consigo decidir! Podes mostrar a altura a que as tuas ficaram do chão? Não gosto de ver muito pano no chão, mas estou indecisa entre 2 cm a tocar o chão ou não tocar de todo!

Unknown disse...

No meu caso tenho as do quarto da filhota para colocar há meses (shame on me) ...também irão ocupar toda a parede mas eu não me consigo decidir pela cor... Fico muito muito giro!

Anônimo disse...

A querida só não disse que no IKEA era mais barato...

Elix disse...

Ficou perfeito!!!
Adorei a cortina, adoro branco, adoro a forma como está colocada, como assenta, como fica uma sala maior... adorei!!!!!

Maria do Mundo disse...

Eu demorei 4 anos para por cortinas em casa, mas sem dúvida que dão outro conforto. Está uma sala toda gira!

Unknown disse...

Obrigada a todas! É uma trabalheira mas vale a pena!

Querida anónima, as dos quartos são IKEA e são muito boas, recomendo vivamente! As da sala da antiga casa eram painéis IKEA e fomos muito felizes com elas! Estas, por acaso não são IKEA, nem a calha, nem as cortinas, foram encomendadas à medida numa loja local. Mas se fossem, partilharia com todo o gosto, porque deixariam com certeza algumas pessoas com as mesmas problemáticas decorativas que eu tenho, muito satisfeitas!

Beijinhoooos

Sónia disse...

Adorei! Ficou muito bem, parece logo outra sala!!! Podes vir cá a casa dar um jeito também :)

sof* disse...

parecem ter ficado excelentes! vale a pena mandar fazer a quem percebe do assunto e é sempre bom fomentar o comércio local em vez de cair nas opções do costume.

Velud'arte disse...

Ficou lindo! nem parece a mesma sala!

lucia100 disse...

ADOREI!!!!

Adoro-te Mamy... disse...

O resultado final ficou muito bem... cá em casa andamos nessas mudanças pelo Verão...acaba por ser um lufada de ar fresco quando fazemos uma mudança cá em casa, há outra energia!
Um beijinho

Simplesmente Ana disse...

Ficou excelente.

Bi disse...

Ficou muito giro!! Pelas fotos, a sala fica com ar muito mais acolhedor e cheia de luz! Gostei! ;)

Cátia disse...

Adorei...ficou lindo!

***

Unknown disse...

Obrigada a todas! EStamos muito satisfeitos com o trabalho feito, ficou mesmo outra sala!

Magui, as minhas cortinas estão a dois centímetros do chão. Pessoalmente não gosto de cortinas que toquem o chão... Primeiro, porque tenho sempre a sensação de que acabam todas sujas, segundo, porque acabadas de arranjar ficam muito bem, mas assim que se volta a mexer nelas, desfazem-se e não há maneira de as pôr direitinhas e bonitinhas outra vez, é incrível!

As do nosso quarto e as do Pedro também têm ainda as baínhas por fazer, é uma desgraça!!

Magui disse...

Obrigada Maria de Lurdes, vou fazer o teste com as bainhas mais altas... Acho que vai ficar melhor como dizes!

MarianaS disse...

Excelente trabalho!

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Ficou óptimo!!!
Nunca me lembraria de por essa cortina toda com uma janela pequena! :D

Marta disse...

Well done! ;)

Anônimo disse...

Olá,

Ficou muito bonito, aliás parece uma casa totalmente diferente.
Posso saber qual o tecido das cortinas e se é franzido ou em machos?
Agradecida,
Flora
(f.correia@hotmail.com)

Unknown disse...

Olá Flora,

Obrigada! O tecido é chamado crepe, mas ele é muito liso e macio, nada a ver com o papel crepe! É o tecido mais fino possível, mas sem que seja tule ou véu, ele resulta muito fino, mas não transparente.

O cortinado não foi franzido nem levou pregas, ele é liso, levou apenas uma barra em cima, mas como tem cerca de três vezes mais tecido do que o comprimento da parede, faz estas ondas, porque é liso mas nunca chega a esticar.

Espero ter conseguido explicar bem :))

Beijinho

30anoseumblogue disse...

Engraçado... eu fiz isso no meu quarto :)

Unknown disse...

Adorei!!! Cá em casa temos japonesas na sala e nosso quarto queda cá estavam as compramos a casa. Bonitas e elegantes.... Mas a ficar gastas e "idosas" e nós fartos delas mas, como dizes, o Gaspar não nos deixa grande margem de manobra financeira para essas andanças... Pelo menos tão cedo...

Anônimo disse...

As cortinas ficaram bem feitas, mas acho-as mais apropriadas para quarto. Sorry! Bjnhs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.