INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sessões Fotográficas: Q & A II



As mesmas perguntas que tínhamos já visto respondidas na semana passada, esta semana voltamos a ver, desta vez sob perspectiva do nosso parceiro de giveaway desta semana, o Ricardo Silva, da Tales of Light. Para conhecerem um pouco mais sobre o seu trabalho e forma de estar e sobre o que podem esperar de uma sessão fotográfica em geral, aqui ficam com as suas excelentes respostas, eu adorei conhecer!  

Então, cá vamos: 

1 - Às vezes as pessoas têm a sensação de que uma sessão fotográfica pode ser um processo complexo e exigente. Como funciona uma sessão fotográfica vossa? Há muitas diferenças entre as sessões de namorados, individual ou de pais/filhos?

R: Há uma expressão em Inglês, pela qual nos regemos:”Keep it simple!”. Acreditamos que a beleza das coisas está na simplicidade e por isso descartamos tudo aquilo que não é essencial. Baseamo-nos num registo fotográfico natural, informal e espontâneo. Achamos que as imagens que registamos devem representar a vida real dos seus protagonistas e não o resultado de um momento artificial e forçado. Por isso não fazemos fotografia de estúdio, o nosso estúdio é onde a vida das pessoas acontece, seja em sua casa, no quintal da avó, no parque ou às compras na baixa da cidade. Após o agendamento da sessão combinamos alguns detalhes numa pequena conversa que tentamos sempre que seja presencialmente. Depois disso é só comparecer no local e hora combinada para a sessão e divertirem-se pois isso faz parte da experiência.
Independentemente do tipo de sessão o procedimento que a antecede é exactamente o mesmo. A diferença está toda na sessão em si e tem em consideração quem estamos a fotografar (um recém-nascido, um casal,etc...), a história que se pretende contar e as características individuais de cada um.




2 - Qual é a pior coisa ou atitude que um cliente pode fazer ou ter em plena sessão? Quais são os pecados mortais de uma sessão fotográfica, para vocês?
R: A nosso ver há 3 coisas fundamentais que devem ser evitadas:
-        Partir com ideias pré-concebidas para a sessão. Se queremos que a sessão seja espontânea as pessoas devem partir para a sessão com uma mentalidade aberta e sem pensar “vou fazer isto ou aquilo”
-        Passar a sessão inteira a pensar no resultado final. A sessão em si faz parte da experiência e não é um meio para atingir um fim (as fotos)
-        Ter receio de experimentar coisas novas ou fazer figuras patetas. As melhores fotos surgem muitas vezes nestes momentos ou após os mesmos!
Pecado mortal: Não cumprirem com as coisas que combinamos, por exemplo a nível de vestuário e acessórios!

3 - Pelo contrário, qual deve ser a postura do cliente ideal?
R: A postura ideal do cliente é comportar-se de forma genuína e sem receio de mostrar a criança que há em si (do mesmo modo que uma criança). Ser verdadeiro e igual a si próprio e aproveitar para fazer coisas que habitualmente não faz mas que até gostava. Quem nunca teve vontade de saltar em poças de água? Ou de andar descalço na relva? Se não lhe apetece sorrir, não sorria. Se lhe apetece brincar, brinque. Deve aproveitar o momento para se divertir e descontraír. Ah, e adoramos pessoas criativas, participativas, com sugestões e ideias irreverentes!


4 - Há algum conselho que dêem em termos de escolha de roupas ou até conjugação de cores? Acessórios ou adereços? Há alguma preocupação a ter nessa parte por parte do cliente?

R: Sim, definitivamente. Esse é um dos assuntos que abordamos sempre na conversa que temos com os clientes e que antecede a sessão. Este aspecto muitas vezes faz a diferença entre uma imagem mais regular e outra absolutamente deliciosa. Apesar disso, raras são as situações em que o cliente acaba por comprar algo específico para usar na sessão pois quase sempre tem algo que se adequa. Para além disso temos alguns acessórios que por vezes levamos para as sessões mas isto também não é algo muito frequente pois sempre que possível gostamos que as pessoas usem aquilo que é seu e que tem significado pessoal para si. Algo que costumamos sempre sublinhar em relação à escolha de roupas e acessórios é que aquilo que pode parecer a melhor escolha para estar na moda e ficar bonito, nem sempre é o que resulta melhor nas fotografias. Do mesmo modo, um conjunto que pode parecer excêntrico ou desadequado pode resultar em imagens fabulosas!

5 - Qual foi a coisa mais divertida que vos aconteceu em plena sessão? E a pior sessão de sempre, o que aconteceu de errado?
É difícil especificar as divertidas pois quase sempre, a sessão é um momento de diversão e, sem dúvida nenhuma, a parte mais agradável do trabalho. De qualquer forma posso dizer que me divirto imenso sempre que passo 2h a correr atrás de crianças que não param nem por um segundo; quando me vejo todo molhado por estar com a água pela cintura ou totalmente coberto de terra porque pedi a alguém para fazer uns “peões” com o carro de forma a levantar pó! E claro, adoramos ouvir quando comentam “Oh…já acabou!?”


E não esqueçam, se participarem no nosso giveaway desta semana, podem vir a ganhar uma sessão fotográfica com a Tales of Light e desde logo pôr em prática os seus óptimos conselhos!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...