INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Dúvida Pertinente

Começo logo pela pergunta final: os vossos filhos quando começaram a falar mais escorreitamente também gaguejavam? Também demoravam a arrancar, como disse uma querida mãe que tem o mesmo caso estranho de gaguez repentina e andou confusa e quase aflita como eu? A boquita deles virava um pequeno rater?

Cheguei a estar preocupada. Mas parece que é normal. Eu ja devia habituar-me a isto de ficar preocupada e depois afinal ser normal. Mas mesmo depois de ser normal a dúvida continua sempre, acho que precisamos sempre de ouvir mais uns quantos "É normal"...

É que o Pedro às vezes demora no arranque, ele parece um carro aos soluços. Uns dias mais que outros, umas palavras mais que outras. Acontece começar uma frase e ou gagueja logo no início da frase, ou a meio.
Parece que o pensamento dele e a vontade de falar é mais rápida que a língua, pobre criança! Acho graça, mas até estava a ficar preocupada porque havia dias em que eu tinha de o sossegar e dizer o que queria
de va ga ri nho
 para que ele pudesse dizer o que queria, ficava aflito!!
Comentei com a educadora e ela disse-me que não só era normal, como alguns miúdos gaguejavam mais que outros e os outros eram levados pelos que gaguejavam e ficava a turma toda a demorar no "arranque"! Ela diz que é normal, e realmente agora noto que há dias em que não gagueja, e há outros em que é a loucura!
Mas sosseguem estes corações de mães, com os vossos também foi assim?

17 comentários:

vidasdanossavida disse...

Aconteceu durante muito pouco tempo, mas foi quando o pensamento era mais rápido que o discurso e ele ficava ali encalhado a querer falar tudo muito depressa e acabava por se engasgar. Depois, percebeu o que fazia e parava e começava com calma. Bjs

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

É normalíssimo! :D
Com o Vicente não noto, mas a Gigi fazia imenso isso. Eu dava-lhe uma palmada nas costas para ajudar as palavras a sair! hahahahah

the petite suite disse...

sim, igual!
e depois há semanas que parece que passou...e depois volta tudo ao início, com muitos arranques e hesitações. Faz parte, dizem! Mas como diz um amigo nosso, descansa rapariga, que ele até ir para a faculdade tem tempo de aprender a falar como gente crescida! :) mas coração de mãe nunca está sossegado, pois não??!!

Sofia Loves disse...

Também aconteceu, é normal. Ainda hoje, às vezes quer dizer tanto e com tanto entusiasmo que não lhe sai nada! Bjs

Karochinha disse...

A minha filha tem dois anos e meio e começou há pouco tempo a gaguejar assim, li sobre o assunto e percebi que é normal acontecer até aos 4 anos. Custa-me tanto ouvi-la assim e por vezes quase que cedo à tentação de a sossegar mas também li conselhos de pediatras que não se deve fazer pois está-se a enfatizar demasiado a questão. O que fizemos foi informar toda a familia e amigos que ela gagueja temporariamente, para que não lhe digam nada nem sequer terminem a palavra por ela, que olhem para os seus olhos quando ela fala e que tenham paciência e não se riam disso. É oque temos feito desde então e mesmo assim, uns dias mais, outros menos e por vezes quase nada, gageuja na mesma. Esperamos ansiosamente que psse porque me deixa o coração mais do que apertado.
Beijocas e desejos que o mesmo passe depressa ao vosso menino.

O Melhor do Mundo disse...

O meu filho está a fazer 3 anos e em Novembro andou numa fase assustadora de gaguez. Eu andava muito preocupada, pois sentia que ele por vezes nem terminava o que queria dizer. Mas era só às vezes!
O meu coração disparava, eu ficava mais nervosa que ele. Falámos com um amigo terapeuta da fala e fiquei mais tranquila, pois é comum a gaguez nestas idades só deveremos dar mais atenção a partir dos 4 anos. De repente deixou de gaguejar, e fiquei muito mais tranquila. Mas desde a semana passada voltou a engasgar algumas vezes o "motor".
Se é normal? Deve ser... mas fico com um enorme aperto no coração.

Beta disse...

Segundo o pediatra do meu filho é normal, porque eles têm muito para dizer e um vocabulário muito restrito. No meu filho passou e no teu, também irá passar, com certeza!
Beijinhos

ML-As Maravilhas da Maternidade disse...

:) Obrigada pela partilha!

Todos diferentes, todos com um rater na língua, fofos!

É mesmo essa a sensação inicial, muitas ideias, pouca língua, mas às vezes fica um pouco demais e parece mesmo gaguez a sério...

Kiki, adorei a tua táctica da palmada nas costas, ainda me estou a rir, muito subtil hahahahaha

Karochinha, boa tática a de centrar no olhar para ajudar à concentração, sem outras distrações... Espero que volte cá para ler os outros comentários e ficar mais aliviada e descansada com as experiências e reações das outras mães que aqui comentaram, como eu fiquei.

Beijinhos e obrigada a todas, é muito bom saber que são mesmo coisas normais disto de crescer

Scarlet Red disse...

É aflitivo, mas normal.
O meu "enteaneto" aos 3 anos e 3 meses já raramente acontece, mas quando risca o disco é no eu eu eu eu eu... :D

Sentada na ponta da lua disse...

Por cá acontece exactamente o mesmo! Eu aconselho o meu filho a falar com calma, mas não sobrevalorizo. Com o tempo penso que começarão a processar melhor o pensamento e a oralidade.
Bjinho

Aline Rodrigues disse...

Com a idade dele, penso que seja normal. ele quer falar mas o processo de repetição e formulação de pequenas frases ainda leva tempo. Tal como nós quando aprendemos uma língua estrangeira ou quando já não a praticamos durante algum tempo. Só mais tarde, se ele não resolver isso, é que te deves preocupar. Corrige o que ele diz. Incentiva-o, dá-lhe uma ajudinha sem substitui-lo (pois há crianças que sem essa ajuda, desistem). Vais ver que é um processo natural. com o Martim não foi igual mas também levou algum tempo. Ao ler-lhe as histórias e quando ele tentava recontar ou responder às perguntas que fazia, ia repetindo o vocabulário novo (e não só). é um excelente exercício.

Melancia disse...

Confere!!
E o que a blogosfera tem de bom é isto mesmo: com meia dúzia de palavras se sossegam mães por este país fora!

Mónica disse...

Olá!
O meu filhote também passou por essa fase. Ficámos bastante preocupados, mas a pediatra explicou-nos que era normal e que corresponde a um periodo em que a fala ainda não acompanha o cerebro. Alertou-nos para não chamar a atenção para a gaguez, ou seja, para não lhe terminar as frases nem dizer coisas do género "vá, calma, diz lá devagarinho"... Deve ignorar-se a situação para que a criança não se aperceba nem utilize a "gaguez" para chamar a atenção.
:)
Mónica

Ana disse...

O meu filho com 22 meses também começou a gaguejar. Assim, de um dia para o outro. A minha primeira conviccção foi a de que isso se prendia com o facto de ter TANTO para dizer, porque tudo aconteceu quando começou a falar mesmo muito. Mas, por cautela, pedi um conselho a uma terapeuta da fala e aí fiquei com um peso na consciência. Eu tinha decidido tirar a chupeta ao Pedro cerca de 15 dias antes durante o dia, mas como ele deixou de pedir para dormir, tirei de vez. Não obstante o meu pequeno não ter pedido mais a chupeta, a terapeuta considerou a decisão muito drástica e disse-me que podia ter estar relacionada com a gaguez. Custa errar com os filhos. Mas talvez não tenha nada a ver. Este post e os comentários ajudam-me mesmo a serenar.

Simplesmente Ana disse...

Confirmo. São muletas que eles arranjam. A minha usa muito o eh- eh-eh em substituição de palavras que não sabe dizer ou para arrancar uma frase. O meu sobrinho, com dois anos, usa o huuummmmm. Ou seja: Tia, huuuummmm cão. Deve querer dizer "tia, no parque estava um cão (ou coisa do género).

Jardim de Algodão Doce disse...

O meu filho gaguejava em algumas palavras quando tinha 3 anos. Depois passou. A pediatra disse para não pressionar, que passava e passou rápido.

Marta disse...

Já está mais do que confirmado, mas aqui fica o meu sim!
A mais nova por acaso não faz muito, mas a mais velha até me causava nervos. Também me apetecia dar uma ajudinha e um empurrãozinho. Mas passou :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...