INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Dúvida Pertinente

Começo logo pela pergunta final: os vossos filhos quando começaram a falar mais escorreitamente também gaguejavam? Também demoravam a arrancar, como disse uma querida mãe que tem o mesmo caso estranho de gaguez repentina e andou confusa e quase aflita como eu? A boquita deles virava um pequeno rater?

Cheguei a estar preocupada. Mas parece que é normal. Eu ja devia habituar-me a isto de ficar preocupada e depois afinal ser normal. Mas mesmo depois de ser normal a dúvida continua sempre, acho que precisamos sempre de ouvir mais uns quantos "É normal"...

É que o Pedro às vezes demora no arranque, ele parece um carro aos soluços. Uns dias mais que outros, umas palavras mais que outras. Acontece começar uma frase e ou gagueja logo no início da frase, ou a meio.
Parece que o pensamento dele e a vontade de falar é mais rápida que a língua, pobre criança! Acho graça, mas até estava a ficar preocupada porque havia dias em que eu tinha de o sossegar e dizer o que queria
de va ga ri nho
 para que ele pudesse dizer o que queria, ficava aflito!!
Comentei com a educadora e ela disse-me que não só era normal, como alguns miúdos gaguejavam mais que outros e os outros eram levados pelos que gaguejavam e ficava a turma toda a demorar no "arranque"! Ela diz que é normal, e realmente agora noto que há dias em que não gagueja, e há outros em que é a loucura!
Mas sosseguem estes corações de mães, com os vossos também foi assim?

17 comentários:

Mafaldix disse...

Aconteceu durante muito pouco tempo, mas foi quando o pensamento era mais rápido que o discurso e ele ficava ali encalhado a querer falar tudo muito depressa e acabava por se engasgar. Depois, percebeu o que fazia e parava e começava com calma. Bjs

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

É normalíssimo! :D
Com o Vicente não noto, mas a Gigi fazia imenso isso. Eu dava-lhe uma palmada nas costas para ajudar as palavras a sair! hahahahah

the petite suite disse...

sim, igual!
e depois há semanas que parece que passou...e depois volta tudo ao início, com muitos arranques e hesitações. Faz parte, dizem! Mas como diz um amigo nosso, descansa rapariga, que ele até ir para a faculdade tem tempo de aprender a falar como gente crescida! :) mas coração de mãe nunca está sossegado, pois não??!!

Sofia Ferreira disse...

Também aconteceu, é normal. Ainda hoje, às vezes quer dizer tanto e com tanto entusiasmo que não lhe sai nada! Bjs

No Reino do Infinito disse...

A minha filha tem dois anos e meio e começou há pouco tempo a gaguejar assim, li sobre o assunto e percebi que é normal acontecer até aos 4 anos. Custa-me tanto ouvi-la assim e por vezes quase que cedo à tentação de a sossegar mas também li conselhos de pediatras que não se deve fazer pois está-se a enfatizar demasiado a questão. O que fizemos foi informar toda a familia e amigos que ela gagueja temporariamente, para que não lhe digam nada nem sequer terminem a palavra por ela, que olhem para os seus olhos quando ela fala e que tenham paciência e não se riam disso. É oque temos feito desde então e mesmo assim, uns dias mais, outros menos e por vezes quase nada, gageuja na mesma. Esperamos ansiosamente que psse porque me deixa o coração mais do que apertado.
Beijocas e desejos que o mesmo passe depressa ao vosso menino.

Two hearts disse...

O meu filho está a fazer 3 anos e em Novembro andou numa fase assustadora de gaguez. Eu andava muito preocupada, pois sentia que ele por vezes nem terminava o que queria dizer. Mas era só às vezes!
O meu coração disparava, eu ficava mais nervosa que ele. Falámos com um amigo terapeuta da fala e fiquei mais tranquila, pois é comum a gaguez nestas idades só deveremos dar mais atenção a partir dos 4 anos. De repente deixou de gaguejar, e fiquei muito mais tranquila. Mas desde a semana passada voltou a engasgar algumas vezes o "motor".
Se é normal? Deve ser... mas fico com um enorme aperto no coração.

Beta disse...

Segundo o pediatra do meu filho é normal, porque eles têm muito para dizer e um vocabulário muito restrito. No meu filho passou e no teu, também irá passar, com certeza!
Beijinhos

Unknown disse...

:) Obrigada pela partilha!

Todos diferentes, todos com um rater na língua, fofos!

É mesmo essa a sensação inicial, muitas ideias, pouca língua, mas às vezes fica um pouco demais e parece mesmo gaguez a sério...

Kiki, adorei a tua táctica da palmada nas costas, ainda me estou a rir, muito subtil hahahahaha

Karochinha, boa tática a de centrar no olhar para ajudar à concentração, sem outras distrações... Espero que volte cá para ler os outros comentários e ficar mais aliviada e descansada com as experiências e reações das outras mães que aqui comentaram, como eu fiquei.

Beijinhos e obrigada a todas, é muito bom saber que são mesmo coisas normais disto de crescer

Anônimo disse...

É aflitivo, mas normal.
O meu "enteaneto" aos 3 anos e 3 meses já raramente acontece, mas quando risca o disco é no eu eu eu eu eu... :D

Sentada na ponta da lua disse...

Por cá acontece exactamente o mesmo! Eu aconselho o meu filho a falar com calma, mas não sobrevalorizo. Com o tempo penso que começarão a processar melhor o pensamento e a oralidade.
Bjinho

Unknown disse...

Com a idade dele, penso que seja normal. ele quer falar mas o processo de repetição e formulação de pequenas frases ainda leva tempo. Tal como nós quando aprendemos uma língua estrangeira ou quando já não a praticamos durante algum tempo. Só mais tarde, se ele não resolver isso, é que te deves preocupar. Corrige o que ele diz. Incentiva-o, dá-lhe uma ajudinha sem substitui-lo (pois há crianças que sem essa ajuda, desistem). Vais ver que é um processo natural. com o Martim não foi igual mas também levou algum tempo. Ao ler-lhe as histórias e quando ele tentava recontar ou responder às perguntas que fazia, ia repetindo o vocabulário novo (e não só). é um excelente exercício.

Melancia disse...

Confere!!
E o que a blogosfera tem de bom é isto mesmo: com meia dúzia de palavras se sossegam mães por este país fora!

Mónica disse...

Olá!
O meu filhote também passou por essa fase. Ficámos bastante preocupados, mas a pediatra explicou-nos que era normal e que corresponde a um periodo em que a fala ainda não acompanha o cerebro. Alertou-nos para não chamar a atenção para a gaguez, ou seja, para não lhe terminar as frases nem dizer coisas do género "vá, calma, diz lá devagarinho"... Deve ignorar-se a situação para que a criança não se aperceba nem utilize a "gaguez" para chamar a atenção.
:)
Mónica

Ana disse...

O meu filho com 22 meses também começou a gaguejar. Assim, de um dia para o outro. A minha primeira conviccção foi a de que isso se prendia com o facto de ter TANTO para dizer, porque tudo aconteceu quando começou a falar mesmo muito. Mas, por cautela, pedi um conselho a uma terapeuta da fala e aí fiquei com um peso na consciência. Eu tinha decidido tirar a chupeta ao Pedro cerca de 15 dias antes durante o dia, mas como ele deixou de pedir para dormir, tirei de vez. Não obstante o meu pequeno não ter pedido mais a chupeta, a terapeuta considerou a decisão muito drástica e disse-me que podia ter estar relacionada com a gaguez. Custa errar com os filhos. Mas talvez não tenha nada a ver. Este post e os comentários ajudam-me mesmo a serenar.

Simplesmente Ana disse...

Confirmo. São muletas que eles arranjam. A minha usa muito o eh- eh-eh em substituição de palavras que não sabe dizer ou para arrancar uma frase. O meu sobrinho, com dois anos, usa o huuummmmm. Ou seja: Tia, huuuummmm cão. Deve querer dizer "tia, no parque estava um cão (ou coisa do género).

Jardim de Algodão Doce disse...

O meu filho gaguejava em algumas palavras quando tinha 3 anos. Depois passou. A pediatra disse para não pressionar, que passava e passou rápido.

Marta disse...

Já está mais do que confirmado, mas aqui fica o meu sim!
A mais nova por acaso não faz muito, mas a mais velha até me causava nervos. Também me apetecia dar uma ajudinha e um empurrãozinho. Mas passou :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.