INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

B-A-BA das festas IV - O que servir

Agora que falta sensivelmente uma semana para a festa de anos do Pedro, é altura de começar a preparar o que servir, seja em termos de comida ou de bebidas.
Eu que sou {zero} prendada na cozinha, tenho sempre muita dificuldade nesta área, faltam-me sempre ideias!

Para além do bolo de anos, tenho uns preferidos que nunca podem faltar, porque são os meus preferidos, ou são os preferidos da generalidade dos convidados:

Doces: brigadeiros,  mousse de chocolate, salada de frutas, gelatina, cupcakes, bonbons de chocolate, doces regionais, doces conventuais.

Salgados:  triângulos de sandwich, batatas fritas, finger food - mini chamussas, rissóis, croquetes... - e uma sopinha para os mais pequenos ou quem queira já sair da festa ajantarado. Ainda pensando em quem queira já sair praticamente jantado da festa, preparar uma travessa de algum prato que vá ao forno para servir na parte final da festa também é bem lembrado. Um prato de bacalhau, uma lasanha de espinafres, uma empanada de galinha ou coelho.

Aceito mais sugestões, para aditar a estas, obrigadaaa!

Cozinhar e decorar o bolo de anos vale a pena o esforço. No ano passado foi o que fiz e ainda estou a ponderar fazê-lo este ano... Investindo o nosso tempo nisso, a escolha de outras comidas que sejam simples de servir, comer e limpar torna tudo mais fácil. E não quer dizer que uma comida simples não possa ser igualmente especial. Aqui ficam algumas ideias:
1. Cortar as sandwiches em formas engraçadas usando formas para bolachas e cortando primeiro as côdeas; ou usar uma faca para as cortar em formas geométricas ou simples triângulos.
2. Servir os salgadinhos ou doces em pratos ou taças giras e criativas, que estejam de alguma forma relacionadas com o tema da festa, caso exista.
3. Usar e abusar de decorações do tema da festa para embelezar os pratos e a mesa, mas também algumas doses de cada prato individualmente. Depois podem ser oferecidas aos convidados como mais uma lembrança da festa.

Aqui fica uma tabela com uma proposta de quantidades de vários pratos possíveis numa festa por pessoa:


Aqui fica um esquema de como se pode pôr a mesa para servir uma festa bufet:



17 comentários:

Jo disse...

Adorei este post! Super útil.

Jardim de Algodão Doce disse...

Uma das coisas que sai muito bem numa festa em que haja crianças são as mini salsichas infantis. Cortei o miolo do pão em forma de coroa e a mini salsicha decorada com uma bandeira em palito. Gosto de ver o pão cortado com formas. Eu por exemplo na festa do meu pequenino, para além das sandes mini em forma de coroa, deixei fatias de pão inteiro só com a forma da coroa cortada no centro. Para as gelatinas por exemplo fiz-as naquelas frascos de vidro de iogurtes e em cada frasco pus uma fita de tecido a condizer com o tema. A criatividade é o limite. Há tanta coisa gira que se pode fazer...eu não consegui fazer tudo o que tinha em mente :) bons preparativos! Beijinhos

Pele Fresca disse...

Obrigada!!

Rita.

Simplesmente Ana disse...

Conselho para quem faz jantar durante a semana (temos por hábito celebrar sempre no próprio dia e este ano calha num dia de semana): fazer tudo com antecedência para não passarmos um dia tão especial em stress. Por exemplo, fazer pratos que dêem para congelar e fazer na semana anterior. Fazer as sobremesas na véspera. No próprio dia, é só decorar :)

Unknown disse...

Umas espetadas de fruta, umas pipocas, uma ou outra quiche, 1 salada diferente, uns queijos com tostas. Também costumo fazer 1 camembert coberto de azeite (sem a pele do queijo em cima), vai ao microondas com oregãos. É mt bom.
São sugestões. Depende do tipo e número de convidados.

Teresinha disse...

Que giro! Não sabia que havia estes cálculos para organizar festas.

Teresinha disse...

Que giro! Não sabia que havia estes cálculos para organizar festas.

Maria do Mundo disse...

Eu faço tudo a olho...e não podia viver sem a ajuda preciosa da minha Bimby! E olha que adoro cozinhar!

Anônimo disse...

arroz de pato é ótimo, pq pode-se preparar antecipadamente e depois é só colocar a travessa no forno... para além de ser um prato bom para jantares volantes...
Boa festa!

Raquel

S* disse...

Gosto tanto destas dicas...

Anônimo disse...

"piggys in the blanket" os folhados de salsicha são rápidos e facílimos de fazer ;) e brownies :) cortados mais pequenos ficam bite size :)

**SOFIA** disse...

nas minhas festas não faltam: enroladinhos de salsicha cocktail com massa folhada; o brigadeiro; fatias de meloa ou salada de fruta; gelatina também pode ser uma boa opção, há ideias giras no pinterest!
gostei dos esquemas apresentados!!!

mae.feliz disse...

Olá!

Gostei muito deste post!
No batizado da minha filha servi um arroz de pato ao fim do dia mas nos anos do meu filho como foi uma festa menos formal ao fim do dia foram servidas umas bifanas em molho de tomate no pão (um sucesso)e para os mais pequenos canja de galinha.
As bifanas fiz de manhã e depois foi só aquecer (depois posso-lhe dar a receita).
Beijinhos

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Mas que maravilha de post!!! :D

30anoseumblogue disse...

Nem sabes o quanto isto vem a calhar :) Vou imprimir. kiss

Marta disse...

Vamos ter aqui um manual completo de como organizar uma festa de arromba!
Bons preparativos.
Também fica giro um mini fondue de chocolate com fruta.
Para o prato final sugiro, para além do que já foi dito, empadão. Quase todos gostam (até as crianças) e é só colocar no forno na hora.

*sara* disse...

Estes posts sobre as festas sao simplesmente fantásticos! Mas onde desencantas isto? Isto e a biblia! O santo graal das festas!!! Louvada sejas!!!

beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.