INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Natal em Português 2012 - Caderno do Bebé


O Caderno do Bebé nasceu da melhor forma possível, da forma ideal – envolto numa história familiar e com muito amor à mistura.
Tudo começou quando a Helena voltou a Lisboa, depois de muitos anos vividos em África, envolvida em projectos de educação. Em Portugal, esperavam-na três filhos e seis netos que queria muito e poderia finalmente ver crescer.

O desejo de virar a página e de começar algo totalmente diferente fê-la regressar aos tempos da infância e juventude em que a sua Mãe, uma senhora muito prendada, defendia sempre a importância dos trabalhos com as mãos como garantia de um equilíbrio emocional.
Originalidade para a época, banalidade depois.  Mal sabia a Helena que seria nestes tempos de crise, novamente uma originalidade. De valor incalculável!

Começou então, numa dança envolta em trapos, papéis e materiais de retrosaria, a concretizar o que andava a planear há muito: um registo para o primeiro ano do bebé que não fosse nem um livro, nem um álbum de fotografias.
Muito menos aquilo que habitualmente se encontra nas livrarias mais comuns.
A Helena via uma espécie de caderno, minimalista, despojado, porque o que é mesmo importante é o que vai ser lá acrescentado. No fundo, desejava que os pais sentissem que o caderno era obra sua.
A avó alia-se então a uma neta e juntas começaram a criar algo que fizeram questão de ser discreto para que outros venham a brilhar. E cada Caderno do Bebé seria e será depois de preenchido, único.

A concretização foi portanto um trabalho a quatro mãos com a sua neta Maria (Nogueira), designer a viver em Berlim, que teve a sabedoria de tornar de ambas o que no início parecia ser apenas da Helena. É em grande parte feito à mão, quase único à partida e seguramente único quando meses depois estiver completo.

Entre milhares de quilómetros de distância, entre Lisboa e Berlim, à volta de bebés e tecidos e gráficas e não só, a teia familiar vai-se fortalecendo a cada Caderno entregue a um novo bebé.
Rejuvenescendo o mundo a cada registo.





http://cadernodobebe.tumblr.com/

http://www.facebook.com/CadernoDoBebe

Um comentário:

MarianaS disse...

Bem giro!
Realmente, nunca fui grande fã desses álbuns que pululam por aí...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...