INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Natal em Português 2012 - Caderno do Bebé


O Caderno do Bebé nasceu da melhor forma possível, da forma ideal – envolto numa história familiar e com muito amor à mistura.
Tudo começou quando a Helena voltou a Lisboa, depois de muitos anos vividos em África, envolvida em projectos de educação. Em Portugal, esperavam-na três filhos e seis netos que queria muito e poderia finalmente ver crescer.

O desejo de virar a página e de começar algo totalmente diferente fê-la regressar aos tempos da infância e juventude em que a sua Mãe, uma senhora muito prendada, defendia sempre a importância dos trabalhos com as mãos como garantia de um equilíbrio emocional.
Originalidade para a época, banalidade depois.  Mal sabia a Helena que seria nestes tempos de crise, novamente uma originalidade. De valor incalculável!

Começou então, numa dança envolta em trapos, papéis e materiais de retrosaria, a concretizar o que andava a planear há muito: um registo para o primeiro ano do bebé que não fosse nem um livro, nem um álbum de fotografias.
Muito menos aquilo que habitualmente se encontra nas livrarias mais comuns.
A Helena via uma espécie de caderno, minimalista, despojado, porque o que é mesmo importante é o que vai ser lá acrescentado. No fundo, desejava que os pais sentissem que o caderno era obra sua.
A avó alia-se então a uma neta e juntas começaram a criar algo que fizeram questão de ser discreto para que outros venham a brilhar. E cada Caderno do Bebé seria e será depois de preenchido, único.

A concretização foi portanto um trabalho a quatro mãos com a sua neta Maria (Nogueira), designer a viver em Berlim, que teve a sabedoria de tornar de ambas o que no início parecia ser apenas da Helena. É em grande parte feito à mão, quase único à partida e seguramente único quando meses depois estiver completo.

Entre milhares de quilómetros de distância, entre Lisboa e Berlim, à volta de bebés e tecidos e gráficas e não só, a teia familiar vai-se fortalecendo a cada Caderno entregue a um novo bebé.
Rejuvenescendo o mundo a cada registo.





http://cadernodobebe.tumblr.com/

http://www.facebook.com/CadernoDoBebe

Um comentário:

MarianaS disse...

Bem giro!
Realmente, nunca fui grande fã desses álbuns que pululam por aí...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.