INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Os avós



 O meu filho tem a felicidade de ter os quatro avós. Tem ainda mais sorte: os avós são e estão ótimos, ativos, cheios de genica e modernidade. Maior sorte ainda: tem bisavós. Duas. Uma velhinha bem velhinha, cheia de rugas e com as costas arqueadas. Outra velhinha “chama-isso-a-outra”, enérgica, espanada e rija.
Os avós (e bisavós) são uma preciosidade que devemos acarinhar: os nossos têm a paciência, a sabedoria, o tempo, a vontade, a bondade para estar com os netos e ser a retaguarda dos pais.
Os avós ideais são permissivos sem se deixarem atropelar, são mimadores infinitos, estão sempre de braços abertos para os filhos dos seus filhos.
Os avós e bisavós são o mais próximo que esta nossa sociedade moderna tem dos sábios anciãos da aldeia, dos senadores, dos druidas.
 E, nestes dias de crise e trabalho que não dão tréguas, ter um avô disponível para ajudar os pais é um tesouro a estimar e aproveitar. A quem mais podemos nós confiar os nossos filhos tão tranquilamente senão naqueles que nos criaram? A quem mais podemos querer emprestar ou mesmo confiar o papel que é nosso? Tomar conta dos filhos, ir buscá-los à escola quando os pais não podem, dar-lhes o lanche quando a mãe ainda não chegou, levá-los a passear quando os pais estão ausentes, ensinar-lhes aqueles mesmos valores que já tinham sido passados aos pais, desta feita revistos e atualizados à luz de décadas de prática e suavizados pelo passar dos tempos. 

É certo, nem tudo é pacífico… Às vezes apanhamo-nos na contingência de desautorizar os nossos pais porque eles estão a desautorizar-nos enquanto pais, alguma vez alguém imaginou isto? Ter de ser necessário, de ser feito? E no entanto tem…
Às vezes podemos interrogar-nos, de onde saiu aquele senhor que faz macacadas sem nexo (e sem parar!) ao nosso bebé? De onde surgiu aquela voz que diz que não faz mal nenhum a menina comer mais um chocolate? Como é possível que a avó não veja mal em acordar o menino para lhe dar um beijinho? Onde estão os nossos pais e o que lhes fizeram estes senhores que agora não querem saber de nós para nada, apenas querem saber do netinho querido e de quando o voltam a ver? De onde saíram estas pessoas que às vezes não reconhecemos como os nossos próprios pais?
Saíram do mesmo amor que nos criou e que agora está descansado, já não tem de criar ninguém, agora só lhe cabe mimar, amando-os tal como nós amamos e tal como amaram a nós.
Se um avô não exagerar na dose, se – e quanto mais tempo passar com o neto mais importante esta regra se torna – se diferenciar dos pais pela suavidade e permeabilidade, mas não deixar que o netinho ande em roda livre, temos o melhor aliado na educação dos nossos filhos.

Haja um avô para cada neto, presente ou intermitente, para todas as horas ou para as férias.
Haja quatro desses e os possíveis bivós.

9 comentários:

Mafaldix disse...

É mesmo verdade! O meu filho tem a sorte de ter a minha mãe super presente, que o vai buscar quase todos os dias à escola e que lhe dá muitos mimos e amor. Claro que já me zanguei com ela, porque às vezes desautoriza-me e dá gomas a meu filho. A outra avó é velhota e doente e ele não tem tanta ligação, mas ainda tem os bivós. Uma super mega bivó de 90 anos que é um exemplo de vida e um bivô que vai ser hoje operado. Só émuita pena os avôs não estarem já entre nós. Acho que um avô faz muita falta e sei que tanto o meu pai como o meu sogro iam ser super avós. Bis

Cat disse...

Olá! Tenho passado por aqui e hoje não pude deixar de comentar este post, tão bonito e que faz tanto sentido para mim que tenho a sorte de ter una pais que são os melhores avós do mundo para o meu filho e para os seus manos gemeos que estão para nascer! Um abraço

Anônimo disse...

Que lindo texto!quase chorei tão emocionada fiquei. Espero ser a avo que sou por muitos e muitos anos e ter a felicidade e o privilegio de acompanhar todos os meus netinhos e filhos.Obrigada e muitos beijinhos.Ao dispor.
Lena

Elix disse...

Lindo e muito verdade! Que os hajam...

mae.feliz disse...

Simplesmente ADOREI! Que homenagem tão linda aos avós...concordo em pleno!!!
Um beijão a todos os avós e um muito especial para a minha <3

Melancia disse...

tenho sorte, muita sorte no que toca avôs e avós para o Diogo. os 4 presentes, a morar perto, disponíveis e cheios de vontade e mimo para dar! mais sorte ainda, por ter umamãe que gere o seu próprio horário d etrabalho e me fica com o rapaz em vez dum infantário. tenho a sorte duma sogra que para tudo para ficar com o menino, a sorte dum sogro que sai do trabalho mais cedo para o ir buscar e a sorte (controversa) dum pai que só he ensina asneiras! Mas o melhor mesmo é ver a alegria do Diogo de cada vez que vê qualquer um dos quatro, fica doido! e depois tenho a sorte do rapaz adorar ficar numa casa ou noutra durante a noite, a tarde, o tempo que for para quando os pais precisam! Não é por acaso que já tenho outro a caminho...

S* disse...

Tão bonito... eu já só tenho as duas avós, mas são figuras que respeito e admiro. Especialmente a avó materna, essa é uma segunda mãe.

Anônimo disse...

Adorei o texto. Passo por aqui com frequência mas desta vez tive que comentar. De facto os avós são muito importantes para as crianças e a minha filha tem a sorte de ter os 4 avós que amam e adoram ficar com ela.
Eu própria recordo os meus avós com muito amor, só conheci os meus avós maternos e recentemente perdi a minha avó que era uma mulher maravilhosa.
Bj

Lili (http://vidali.blogs.sapo.pt/)

Raquel disse...

Os meus filhos também têm a sorte de ter os 4 avós para lhes dar miminhos e ficar com eles! E uma bisavó! :-) adoro a relação que eles estão a criar com os avós!!!
Adorei o texto! :-)

Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.