INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Natal em Português 2012 - A Pega Rabuda


Este nome apanha-nos desprevenidas. E como a língua portuguesa é muito traiçoeira, à primeiríssima vista nem associamos o lindo passarinho ao nome malandreco. Eu que sou uma menina urbana fui apanhada, mas logo me desembrulhei da confusão!
 Fica a história da menina que se lembrou deste nome, contada pela própria Rute, que é guionista e por isso sabe contá-la como ninguém, da forma mais bonita possível:

A Pega-Rabuda nasceu de um sonho de uma menina que se escondia por debaixo da máquina de costura da avó, e a ajudava a manobrar o pedal com as mãos. Entretanto, essa menina cresceu, tornou-se guionista, casou e teve três filhos rapazes. Farta da vida na cidade, quis oferecer à sua família a possibilidade de viver uma vida mais genuína e próxima daquilo que é mais original: a terra, os animais, o campo…
Essa proximidade com as origens e a chegada da maternidade, tornou premente a vontade de criar coisas palpáveis e materiais, como que um legado que pudesse deixar aos outros. Um dia, a guionista comprou uma máquina de costura e começou, aos poucos, a fazer peças únicas para os filhos e para os filhos das amigas.
A marca A Pega-Rabuda nasceu também desse encontro com a paisagem alentejana, onde hoje se encontra o atelier de costura criativa. O nome surgiu de uma conversa com um dos filhos mais velhos, que, corrigindo, afirmou estarmos perante não uma “pega”, mas sim uma “pega-rabuda”, que se cruzou na estrada por onde passeávamos.

No nosso atelier, concebemos e costuramos peças únicas e irrepetíveis para bebés, crianças, senhoras e acessórios para a casa. Orientamo-nos pela qualidade na escolha das matérias-primas e tentamos escolher tudo o que é nacional: das palhas à chita, das rendas ao ponto cruz, dos linhos às rendas, etc, etc. Os nossos produtos têm uma clara orientação ecológica, são 100% algodão, e são todos pré-lavados com produtos home-made, anti-alergénicos. Também tentamos fazer a diferença no packaging. Todas as nossas encomendas são enviadas em embalagens feitas à mão e personalizadas para cada cliente. Junto enviamos sempre um saquinho de juta com um mini-sabonete de glicerina, by A Pega-Rabuda, com essência de flor-de-laranjeira. Para nós, comprar um artigo do nosso atelier ultrapassa o sentido estrito de compra, é antes uma experiência, um regressar a uma infância às vezes muito longínqua, que é preciso saber resgatar, onde a autenticidade e o carinho com que são feitos os nossos artigos fazem, certamente, a diferença. A filosofia de A Pega-Rabuda é um pouco esta… oferecer aos outros uma forma de viver e de ver a vida diferente da que estamos habituados.

Todos os dias, pela manhã, a Pega-Rabuda pousa no nosso muro e lembra-nos que está na hora de começar a trabalhar. Para mim, é sempre uma alegria vê-la, pois representa a minha felicidade e plenitude pessoal e profissional.


Cores e pormenores tão giros!


Adorei os botões e o forro contrastantes nestes tecidos tão tradicionalmente invernosos.

Não há nada mais a acrescentar, estou apaixonada, quero ir para o Alentejo cruzar-me com uma pega-rabuda, já, por favor...

Peças diferentes e originais feitas à mão. Costura, tecidos, acessórios e workshops.
Para encomendar algum dos artigos, por favor envie um email para apegarabuda@gmail.com, ou visite http://pegarabuda.blogspot.com/

3 comentários:

S* disse...

Adoro, adoro as peças. Gente de muito bom gosto.

macacagravaporcima disse...

my favorite so far!!! a história deixou-me de lágrima nos olhos e até um bocadinho invejosa... de quem tem coragem de arriscar e seguir os sonhos desta forma tão simples e bonita. Tb já fui uma menina com as mãos no pedal da máquina de costura da avó alentejana, e apesar da avó me elogiar sempre os "dedos de habilidosa", infelizmente não me ficou qqr jeitinho para os trabalhos manuais.

Adorei!

Chelsea disse...

Embora não tenha qualquer ligação especial, admiro o trabalho da Maternidade Alfredo da Costa, sou lisboeta, sou mulher e....sou portuguesa acima de tudo.

Já deves saber que o governo mandou encerrar a MAC até ao final do ano 'sem mais formalidades'.

Sem explicação, de repente, sem justificação, querem fechar a maior e melhor maternidade do país? Se a Troika manda fechar x hospitais, então vá de fazer uma escolha, mas... fechar o melhor que temos? É como ter de fechar x universidades e escolher o Técnico ou a Nova, mantendo abertas as Independentes...

O problema não é fechar as paredes e cobiçarem o edifício no centro de Lisboa (que foi doado pelo Dr.Alfredo da Costa à cidade de Lisboa 'para ser uma maternidade'), se querem tanto lá construir um centro comercial ou um hotel de charme, a MAC pode ir em bloco para outro sítio, o crime é desmantelar uma equipa e know how que demora anos a construir...Se isso acontecer, será irrecuperável.

Em vez de guerras, violência ou greve, vamos mas é todos festejar os 80 anos da MAC, nem que seja pela última vez. amanhã todos nos Jerónimos às 20h para a grande festa de anos da MAC, para mostrar a toda a comunicação social que, perante ameaça, os portugueses respondem com Amor pelo que é seu. É graças à MAC que estamos no top dos melhores do mundo em cuidados infantis e tão baixa mortalidade.

isto merecia um post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.