INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Operação Potty I

Na senda dos preparativos para a Operação Potty (apesar das brincadeiras, ainda não começou a sério), já posso riscar alguns itens da minha lista:

- Já falei com a educadora do Pedro e ela apoia a 100% a nossa decisão e estratégia. Tal como já tinha previsto e era minha intenção, vamos esperar algumas semanas (tinha pensado em um mês, mais ou menos, logo se vê), para dar oportunidade para consolidar a marcha e ele se familiarizar com o assunto, nos termos que tenho vindo a fazer. A partir do momento em que eu decida avançar, elas acompanham o que fizermos. Ou seja, logo a seguir a cada refeição, sentá-lo na retrete durante uns cinco a dez minutos, aguardando que faça alguma coisa. Se nada houver, tudo bem. Se houver presente, faz-se uma festa de todo o tamanho, com direito a descarga e "antes e depois". O mesmo faremos nós com ele (5-10 min sentado após cada refeição), com o acréscimo de ser também a primeira actividade da manhã e a última antes de dormir. Apesar de não o aconselharem, pelo menos nos primeiros tempos vamos continuar a usar fraldas, depois passando para pull ups e nada, consoante o sucesso (ou não!) da Operação.
- Já temos redutor, tal como já tinha dito. Comprei um assento em ponto pequeno, muito prático e muito fofinho. Não tem lacinhos azuis, não, é fofinho porque é acolchoado e macio, o que o torna muito confortável ao sentar. De resto é igual a um normal. Não queria nada xpto ou demasiado ergonómico, queria algo que imitasse o mais possível a nossa realidade, mas em ponto pequeno. Como tudo no reino infantil, ele há redutores com pegas, com entrepernas, com "tapa-pilinhas", com olhos, enfim, tudo serve para criar Ferraris de qualquer coisa para bebés, com a etiqueta de preço a condizer, mas eu vou mais pela simplicidade, não vou cá em cantigas. A única diferença está no acolchoado. Que diabo, quem dera a mim ter um assento acolchoado! Comprei-o no Continente e é da Neo Baby. Ei-lo, em toda a sua glória:


- Ele já responde que não quer fazer ou não tem cocó, abanando a cabeça com toda a conviccção, mas, e tenho pena de o dizer acerca de um filho meu, o Pedro não é pessoa de se fiar, diz não a tudo por default e muitas vezes diz que não tem e tem. Ao menos isso, podia dar-lhe para dizer que sim, pode e acontece e vai-se a ver, nada. Não tem alma de político, ele vai mais pelas expectativas baixas ou nulas. Mas pronto, indagar do cocó alheio vai sendo um bom desbloqueador de conversa cá por casa.
- A retrete é a melhor amiga do Pedro, mas é só para a converseta, diz que é namoro sério. Ainda hoje brincava com o tampo e entalou-se, não estamos cá para brincadeiras!

5 comentários:

Elix disse...

Adoro a forma como encaram o assunto, vou apontar para quando chegar a altura da minha... Já não falta muito, acho...

Melancia disse...

dica importante: para além do redutor é bom comprar, ou adaptar, um banquinho para que ele pouse os pés enquanto sentado na sanita. É uma questão anatómica da defecação!! (que bonito que isto fica escrito) Facilita bastante o processo... ora tenta imaginar fazer com os pézinhos a badalar no ar...

Su disse...

Desejo-te muita sorte nesta nova etapa ML :)

E viva o Pedro... eheheheh que já vai à retrete.

Beijinhos

MissBlueEyes disse...

Ora aqui está um assunto que gostava de saber a opinião de outras pessoas. Mas já estou a ver que pensamos da mesma maneira.

Também TENTO (coisa quase impossível) que o S. comece a fazer xixi e cocó na sanita com redutor. E se na primeira vez achou engraçado e fez o seu primeiro cocó, e foi a festa do século, todo ele agora é pânico quando sento a criança na sanita. Então para tentar minimizar o estrago, comprei no continente um pote (penico) para o sentar e ele se sentir mais confortável, a coisa na primeira vez tb correu bem, houve xixi e cocó, limpei-lhe o rabinho com toalhitas e no fim fomos a sanita deitar tudo, e descarreguei a água, para ele ficar todo contente, depois ainda lavei o potinho, e agora, opá Mãe sofre, ele não quer ficar lá sentado. Hoje ainda o sentei no pote depois do almoço, estive lá prai 10m, dei-lhe cd´s para brincar, livros, revistas, toda a sala estav um caos, digo-lhe para puxar, para fazer força, o raio que o parta, e nada. Ponho-lhe a fralda, e faz cocó... Eu passo o dia a perguntar, o S. quer fazer cocó? A resposta cá em casa tb é sempre a mesma, "Não!, Nah!, nana na na! " e depois, põe-se no cantinho e faz força. Já lhe pus as fraldinhas cuecas da Dodot, naquela expectativa de a coisa ser mais fácil, e olha...

Estava a achar (porque é o que me dizem) que eu é que estava a ser precipitada, que ainda é cedo. Mas depois de te ler, vejo que não sou a única a começar nesta batalha dos cocós e xixis. E ainda bem!

Unknown disse...

Tu não me digas uma coisa dessas, que o meu Pedro ainda começa a panicar também, queres ver?!

Por enquanto ainda se diverte muito, mas ainda não começaram os treinos a sério, é so brincadeira esporádica e ele acha piada...

Talvez ainda seja cedo para o S. e ele queira ir com calma, sem pressões, talvez seja uma questão de dar mais exemplos de como é bestial não usar fralda, com livros, desenhos, ver os pais...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.