INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

domingo, 13 de janeiro de 2013

Reality check

O Pedro tem dois anos e 15kg.
Se calhar já vai sendo tempo de o tirar da cadeira alta, de lhe tirar as grades da cama e de deixar de lhe dar o leite da manhã no biberão, não?

Sim, em casa ainda andamos assim, num misto de preguiça e negação, a empurrar com a barriga...Serei a única?


15 comentários:

Mafaldix disse...

Acho que cada família sabe o que é melhor. Cá em casa acabámos com o biberão quando tinha um ano e pouco, tirámos a barra infantil da cadeira de refeições trip trap quando tinha 2 anos, mas só o mudámos para uma cama de adulto quando tinha dois anos e meio. E continuava a caber bem lá, mas achámos que ele precisava desse salto de crescido. E foi uma alegria monumental. Sentiu-se super promovido! o meu filho tem 3 anos e 12 quilos. Bjs

Ana Princesa disse...

Se a deixa mais tranquila um menino da mais tranquila, um menino da minha sala (4 anos) ainda bebe o biberão de leite na cama. :O
Agora que sou Mãe, já não digo é nada. Cada um sabe de si ;)

**

Raquel disse...

Concordo com o comentário da vidasdanossavida: cada família sabe de si. Eu mudei o João de cadeirinha da papa mas continua a ser alta, é uma do ikea (baratinha, baratinha) que tem um cinto que o prende (o único do qual não se consegue soltar). E mudei para uma cama de adulto com protecção lateral. Ele só vai fazer dois anos em Fevereiro. Mas achei que tinha mesmo de o fazer porque temia pela segurança do meu destemido do coração (como cheguei a comentar no post que pôs uma vez sobre um sonho mau que teve com o Pedro). Ele chegou a cair uma vez da cama de grades! :-( nunca pensei que a protecção lateral da cama de adulto onde dorme agora fosse suficiente para travar as voltas e mais voltas que ele dá a dormir mas, até agora, resultou muito bem!
Beijinhos e boas mudanças :-)

Mary of Cold disse...

Acho que cada criança (e respectiva família tem o seu timing). O meu filho tem 2 anos e meio e 15 Kg (minhas ricas costas) e só nas férias do Natal é que lhe tirámos a grade da cama. Essencialmente porque ele já se empoleirava há algum tempo nas grades (tínhamos sempre um puf gigante junto à cama para amortecer uma eventual queda) e achámos que seria uma boa altura para a transição. Confesso que tive algum receio que começasse a levantar-se sozinho de noite ou a não querer ficar na cama quando o fosse deitar, mas enganei-me redondamente. Fica tão ou mais sossegado quando o ponho a dormir e de manhã chama-nos sempre. Acho que também tem algum medo do escuro e por isso deixa-se ficar até nós chegarmos :)
Quanto à cadeira, tal como a vidasdanossavida, também tenho uma trip trap mas ainda não tirámos a barra infantil (talvez por comodismo...).
Quanto ao biberão já não o usamos há vários meses, muito por iniciativa do infantário que, quando ele fez 2 anos nos aconselhou a incentivá-lo a beber pelo copo, já que grande parte dos colegas já o fazia. Pronto, foi num instante. Sem stresses.

P.S. Quando tirámos a grade da cama deixámos só o puf como segurança. Na 1ª noite tudo bem, na 2ª acordou de manhã e já estava a dormir no puf; na 3ª noite caiu às 3 da manhã e ficou entalado entre o puf e a cama. Ficou de tal forma assustado que só chorava e nessa noite dormi com ele no puf. No dia seguinte fomos comprar uma barra lateral.Podes ver alguns exemplos aqui:
http://www.pixmania.com/seguranca-intercomunicadores--barreiras/ptpt128_2872_multi.html#aj-m-2872,aj-s-18260/amount-low=0,amount-min=0,amount-high=139,amount-max=139/sortFilter=topsellers-DESC/display-grid/

Comprei uma da Jane (35€) que ocupa 2/3 do colchão, deixando um espaço ao fundo da cama para entrarem e saírem sozinhos. Nunca mais caiu.
Espero ter ajudado.

Unknown disse...

Muito obrigada pela vossa partilha e pelas vossas dicas, realmente cada família tem os seus timings, tenho que deixar de procrastinar (acho que este é o nosso problema, comodismo!) e fazer algumas alterações...

Beijinhos e boa semana!

MarianaS disse...

Relativamente a esses três pontos, talvez nessa idade começasse desde já por lhe tirar o biberão, porque lhe favorece a autonomia e a dentiçao... O resto, não só é comodismo, como uma segurança para os acidentes que ainda podem acontecer.

Sofia disse...

ML, cada um é que sabe. Tenho visto de tudo, até um colega cujo filho de 7 anos dorme na cama dos pais........ Bom, mas quando o Pedro sair da cadeira da papa, fica uma dica: eu comprei um daqueles banquinhos do carro na Zippy, dos mais baratos, para por na cadeira da mesa dos crescidos e assim ficarem com altura para se sentarem connosco e não bater com o queixo na mesa. Bjs!

Simplesmente Ana disse...

A minha tem 3 anos e 13, 500kg. Deixou o biberon aos dois, largou as fraldas numa semana aos dois anos e meio, come na cadeira da papa porque é adaptável (é a bloom) e ainda dome na cama de grades e usa chucha. E vou admitir que, às vezes, ainda toma banho na na banheira de bebé. Ela é pequenina, a banheira é grande e está montada numa estrutura idealizada por nós que faz com que eu não tenha que estar a dar-lhe banho de joelhos. Mas admito que já tenho vergonha e vou desmontá-la agora. Também penso em mudá-la de cama, mas ela diz que não quer...e, lá está, ainda cabe perfeitamente. Tudo a seu tempo, que não gosto nada de pressioná-la.

Su m disse...

Não... mas olha, sinto-me muito melhor por saber que afinal ainda há tempo ;)

Anônimo disse...

Cada caso é um caso. Todos os miúdos têm ritmos e necessidades diferentes, tal como cada família.Na minha opinião não há momentos ou idades certas, contudo acredito, por experiência própria, que quanto mais cedo melhor,promove-lhes a autonomia, auto-estima e segurança.Beijinhos e que corra tudo bem, a mãe e o pai saberão com certeza qual a melhor altura para esses grandes, pequenos passos :)

sofia costa disse...

A mim dava-me um jeitão a Alice beber o leite do biberão à noite e de manhã. Metia-lhe o biberão na mão e enquanto ela bebia o leitinho eu acabava de me arranjar e preparar as coisas dela... Bebeu leite pelo biberão até ao fim do ano letivo passado, tinha 4 anos e 3 meses :)
Mas sabia beber leite normalmente pela caneca e era assim que fazia ao lanche! Só no setembro passado comecei a colocar o pequeno almoço para a miúda na mesa da cozinha, também porque estava de licença de maternidade e tinha mais tempo, assim fui-me habituando a este novo ritmo pela manhã :)
Como todas disseram para trás, cada família deve ter os seus ritmos...

macaca grava-por-cima disse...

por aqui temos um pirata com dois anos e um mês: cadeira alta ainda usa quase diariamente, cama de grades sim (médica começa a orientar para a mudança apesar de dizer que se ele não se quixa, não se sente apertado e descansa bem, não há necessidade de mudanças para já), chucha só para dormir mesmo (depois de uma conversa à séria na semana passada, nada como falar/explicar com firmeza), biberão háa meses que já não usa pq se sente muito crescido a beber pelas canecas. Próximo passo e que mais me deixa ansiosa é o desfralde: ele ainda nem diz que tem cocó ou disfarça qd tem...

macaca grava-por-cima disse...

2 anos e um mês e 14 kg :-)

Elix disse...

A minha ainda não tem 2 anos, mas sinceramente não "nos pressiono" muito, deixo as coisas irem acontecendo. Ela bebe o leitinho ainda no biberon, mas ás vezes bebe água do copo... vamos vivendo e alterando conforme as necessidades...

Cristina Rocha disse...

E Ema tem 3 anos e 17kgs. A cadeira alta já lhe tirei há muito, a pedido dela. Dizia que já era muito crescida e, claro, queria uma cadeira igual à dos adultos :) Passei-a da cama de grades para a de solteiro aos 18 meses pois achava que ela se sentia muito "presa" na de grades, passava a noite toda a bater nas grades. Só o biberão é que ainda não deixou... e confesso, é a única coisa que me faz pensar que ela ainda é bébé... por isso, deixo-a ter esse consolinho:) Cada criança tem o seu tempo, é preciso é conhecê-los e saber quando estão preparados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.