INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Registo



Tenho mesmo de começar a deixar estas coisas aqui registadas, um caderninho nem sempre está à mão e este blogue... é um companheirinho de todas as horas e todas as situações, vamos combinar!

Hoje, antes de jantarmos, Pedro entra de rompante na cozinha, reclama qualquer coisa na sua lingua , vira costas e:

-Tchau!
-Tchau?! Oi?!

-Tchau, mamã!

...

Ah bom, assim sim! Tchau?


(Por falar nisto de ele reclamar na sua língua, eu percebo quase tudo o que o Pedro diz ou quer dizer, e é cada vez mais, mas acho que às vezes nem o Pedro sabe o que está a dizer, ou como o está a dizer. Ele só quer mesmo blábláblá whiskas saquetas... Ele lá deve perceber que é suposto falar muito, durante muito tempo e à italiana, mas a verdade é que nem ele tem vocabulário, nem tem assunto. Imensas vezes estamos nós os pais a conversar e mete-se ele ao barulho a mandar vir algo que soa muito importante, mas incompreensível, e que acaba com Panti ou Baca ou Cão. Ele tem de trabalhar melhor os seus desbloqueadores de conversa, sem dúvida.)

7 comentários:

MissBlueEyes disse...

Inês eu acho, e isto sou eu!, que eles falam aquilo que ouvem, e claro falam da maneira que lhes parece que ouviram, e com a dificuldade de começar a fazer frases. Eu entendo quase tudo o que o Salvador diz. E ele já fala pelos cotovelos. Quando não entendo digo-lhe até à exaustão que não percebo, que não entendo, peço-lhe para ir buscar o que esta a dizer ou para fazer. Ele lá se vai desenrascando. Ainda no outro dia ele dizia "dodot", eu perguntava-lhe, queres toalhitas? Ele insistia que não. e eu repetidamente dizia toalhitas, dodots? Diz a mamã o que queres, ele diz "dá a mão mamã", e lá fomos até à dispensa, enquanto ele apontava para o escaDOTE e dizia, dodot mamã, dodot! É uma fase MARAVILHOSA! Ainda no outro dia mantive uma "conversa" com ele durante 15km, da escola para casa. Perguntei-lhe tudo e mais alguma coisa e ele sempre a responder, achei um máximo!

Melancia disse...

Tão engraçado! O meu rapaz cá d ecasa começou a falar muito cedo e, agora aos 20 meses, tem um vocabulário muito extenso, muito perceptivel, mesmo para estranhos e fala pelos cotovelos. Mas à medida que mais palavras aprendia e mais frases fazia, foram acontecendo cada evz mais episódios em que eu não percebia nada do que dizia. O que me parece é que quanto mais falam, mais confiança têm para o fazer, então toca de debitar sílabas que, para eles, fazem todo o sentido.A confiança com as palavras traz-lhes um á vontade com as mesmas que só pode ser coisa boa!

Elix disse...

A minha piolha quase com 20 meses fala que se farta... normalmente percebo tudo, mas de vez em quando há alguma coisa que ela repete e repete e eu sem conseguir entender, depois quando acerto até bate palminhas ;) Quando fazemos viagens de carro fala e fala, mas aí quando são mesmo conversas longas não entendo o que me diz... Estou a amar esta fase!

Marta disse...

Que giro! Parece que o estou a imaginar. A minha mais nova também faz disso. Quer falar, participar nas conversas, interrompe, chama por nós, mas depois não sabe o que dizer, faz uma pausa, ri-se e diz, olá mamã! É de rir.

Unknown disse...

Tão giras as vossas histórias, adorei saber, imagino logo!

Esta fase é mesmo deliciosa, quando o percebo é tão amoroso, pelo que quer dizer e pela forma como o diz!

beijinhos

batata frita mãe disse...

Eu sou uma nódoa. Por um longo período de tempo, sempre que o meu dizia algo eu ficava com alto ar de totó a olhar para ele sem perceber nada e ele muito chateado.
Felizmente agora já quase tudo é perceptível :D

ballon blanc disse...

Revejo esta historia comigo. A minha filha fala pelos cotovelos mas muito na linguagem dela. Tenho dificuldades em perceber mas tadinha, anda confrontada com a aprendizagem de duas linguas...
Mas sem duvida que e' uma fase interessante.
Bjs**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.