INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Questão pertinente

A propósito deste post, recebi, primeiro sob forma de comentário e agora em e-mail, uma série de questões de uma querida leitora d'As Maravilhas sobre fraldas reutilizáveis.
Eu não usei fraldas reutilizáveis, pelo que não sei responder, mas deixo aqui as suas questões, para quem a possa ajudar... Quem consegue dar resposta a esta mãe?

"Olá!!! Ainda bem que vi este post porque ando desiludida com as fraldas que comprei para a minha filha! Desde que nasceu - há uma no - que só usa fraldas reutilizáveis e tenho feito tudo como me ensinaram na loja onde as comprei, nomeadamente quanto ao produto próprio para as lavar, a temperatura, pré-lavagem, etc. Até as lavo na máquina separadas, só fraldas mesmo... Só que mudo a roupa da H. 2 ou 3x por dia!!! Está sempre a fugir o xixi... Quase sempre pelos lados... Que desilusão!!! Já desintoiquei as fraldas 3 vezes seguindo o método que me deram na loja (Ekollogical kids): um mais longo que o outro. Aliás, desta última vez estiveram a lavar (entre as diversas fases) quase 3 dias!!!! E nada. Ainda hoje mudei-a 2x e só esteve com a fralda nem 3h... A minha mãe, que fica com a bébé já disse que nunca mais a vai pôr com estas fraldas e desde esta semana que só usa, com ela, fraldas de plástico... Não sei o que fazer... Não conheço ninguém próximo que as use e começo a ficar tão desanimada como a minha mãe mas não queria deixar de as usar, até porque foi uma grande investimento e sei que são ótimas para o ambiente, foi a principal razão para as ter comprado. Tenho de várias marcas: blueberry, charlie banana, piriuki, bum genius, mas todas deixam fugir xixi... Que fazer??? Obrigada pelas ajuda desde já e desculpem o post tão longooo... :)"

9 comentários:

Mafaldix disse...

Olá. Há 4 anos, quando estava grávida do mais velho, pensamos em usar fraldas de pano ecológicas. Felizmente, na altura fizemos imensa pesquisa e depois fizemos bem as contas e decidimos não avançar. O meu filho ia nascer no inverno e as fraldas iriam demorar séculos a secar pelo que teríamos de fazer um investimento enorme. Além disso, as fraldas descartáveis hoje em dia não sao assim tão caras, há imensas promoções que podemos aproveitar e são muito praticas. Ainda bem que assim fizemos. Uns cunhados meus investiram uns 500 euros nas fraldas e capas e afins e a miúda deles nem uma semana andou com as fraldas. Além disso, a maioria das creches recusam estas fraldas porque dão muito mais trabalho e elas têm imensas crianças. Mas espero que alguém te possa ajudar a utilizá-las da melhor forma. Bjs

S. disse...

Eu tenho só da Bum Genius e de facto para a noite já não são eficientes, mas isso nem algumas descartáveis aguentam com tanto xixi nocturno!
O meu palpite é que possa ter com o ajuste, as fraldas podem estar a ficar folgadas... à minha filha não costuma acontecer. Também a partir de certa altura comecei a usar os dois panos absorventes que cada fralda traz.

Mary of Cold disse...

Olá!

Vou ver se consigo ajudar.
O meu filho usa fraldas reutilizáveis desde que nasceu e hoje, quase com 3 anos, ainda as usa à noite.
Só tenho 2 marcas: Fuzzi Bunz e Blueberry. Ao fim de quase 3 anos a lavar fraldas só tenho que dizer bem em termos de qualidade destas 2 marcas. Nos primeiros meses do meu filho acontecia-me muito o "xixi passar pelos lados", principalmente nas virilhas, quando estava muito tempo sentado. Inicialmente resolvemos o assunto colocando mais um absorvente (nas Fuzzi). Mais tarde, quando ele ficava mais tempo com a fralda, optávamos pelas Blueberry, que julgo deixarem passar menos o xixi para os lados devido ao formato que têm (mais justas nas virilhas). As Bumgenius têm um formato semelhante às Fuzzi, por isso julgo que darão problemas semelhantes. As restantes marcas não conheço.
Quando o meu filho começou a dormir 11-12h por noite comprei uns absorventes extra na Ecological Kids (já não me lembro do nome, mas vêm em packs de 3 ou 9) que me resolveram o problema também.
Quanto às lavagens sempre fui muito prática, cumprindo as regras: detergente em pó (o skip é o vencedor até agora), 60ºC (programa eco) e quando estavam mais sujas escolhia com pré-lavagem.
Eu continuo a achar que foi uma boa opção, mas percebo que quando as coisas correm menos bem o desânimo apodera-se de nós, especialmente quando pensamos no investimento que foi feito.

Boa sorte!

Ana Macedo disse...

Antes de mais obrigada pelas dicas e ajudas, tanto da Maria de Lurdes, como vossas... DE facto, Mary of Cold, começo a desanimar mesmo, a minha filha já há um mês que só usa descartáveis porque a minha mãe desistiu... mas eu ainda não!!! O xixi foge sempre pelas laterais, mas se aperto mais ela fica roxa... eh eh eh, não, a sério, tenho-as bem apertadinhas, às vezes até tenho de reduzir porque fica vermelhita... também já experimentei pôr outro absorvente mas para ser sincera tirei logo porque ela ficava tão inchada... :) E à noite, como ela faz muito xxixi, já só uso descartáveis há muito... Mas durante o dia queria continuar com as ecológicas. De facto, as blueberry parecem-me melhoresmas acabam semrpe por deixar fugir o xixi também... :( O que me chateia é que eu sempre tive imenso cuidado ao lavá-las para isto não acontecer, até comprei o produto próprio para as lavar logo no 2º mês de utilização...
Bem, obrigada a todas, mesmo!!!!
beijinho
Ana

Marta disse...

Não consegui perceber a idade da criança. Se as fugas são laterais provavelmente tem a ver com a colocação das fraldas (não estão suficientemente apertadas). Ter cuidado ao colocar a fralda de forma a que não haja folga e esteja bem ajustada nas virilhas.

Ana disse...

O problema esta no tempo! Deve trocá-las de 2 em 2h senão se for uma criança como a minha era, que fazia imenso xixi, não aguentam! 3h com uma reutilizável nem pensar! Da minha experiência (e foram 2 anos) e do que li no post o único problema, para além do ajuste e de ter de usar 2 absorventes porque 1 não aguenta nem meia hora, está na duração de utilização.

calita disse...

Eu também usei Fuzzi Bunz e coloquei a mesma questão à Ecological Kids, porque o xixi passava nas virilhas. Na altura sugeriram mudar de detergente (aconselharam o XAU) e não sei se foi isso, ou facto de ter começado a usar absorventes maiores (há uns mais pequenos que outros), a verdade é que resultou.
Também me disseram na altura que quanto mais tempo de uso as fraldas tivessem mais eficazes se tornariam.

JoanaS disse...

Nós começámos com BumGenius, FuzzyBunz, Piriuki e Flip (BG). As Piriuki ficaram encostadas logo de início, mas comprei-as ainda grávida sem ter feito grande pesquisa ou não as teria comprado. Com as Fuzzy tivémos o mesmo problema que as outras mães já descreveram, fugas dos lados. E nunca as consegui resolver, simplesmente não atinei com os ajustes. Pelo que me tenho apercebido funcionam bem com bebés mais "fininhos" :) Com as BG estamos muito satisfeitos, funcionam perfeitamente. No entanto, optámos também pela versão fralda+capa (Bamboozle, TotsBots, LittleLamb (para a noite)). E com esta solução sim, 0 problemas. Foi a nossa opção para a creche por ser a mais segura e descomplicada. Perde-se 10 segundos a colocar a capa, mas não se perdem vários minutos a trocar a roupa :) Parece-me que a mãe que colocou a questão terá dois problemas: o ajuste e só usar um absorvente (impossível, mesmo ;) não resulta). Pode sempre optar por um de bambu, normalmente são mais finos e mais absorventes.

Tany disse...

já deram boas dicas... tenho fraldas de várias marcas e umas aguentam bem mais tempo que outras sem fuga. Com estas fraldas é impensável deixa-los 4 ou 5 horas com a mesma fralda, mas às vezes quando sei que tem que ser vai uma Bumgenius e normalmente não tenho problemas. Para a noite também uso o sistema capa+fralda, tenho fraldas da Little Lamb e Totsbots e 2 capas da Blueberry e aguenta perfeitamente a noite toda sem fuga, por vezes tem ainda partes secas na fralda quando as tiro de manhã. Outra coisa que pode acontecer quando temos muitas fugas é estarem entupidas com detergente a mais e assim não conseguem absorver a mesma quantidade de xixi. O idela é ver se durante a lavagem faz espuma, se fizer com certeza que estão entupidas. Umas quantas lavagens a 60º sem detergente deverá resolver, mas se precisar pode passar lá no meu blog e deixar msg que posso tentar ajudar. O problema que volta e meia tenho é o cheiro logo a seguir ao 1º xixi, principalmente nas fraldas da noite, mas resolvo com 2 ou 3 lavagens a 60º, pouco detergente e muito sol e vento. Ah e o detergente que uso é o Bio-D, indicado por não ter as tais enzimas e mais uma quantidade de coisas, é ecológico e não danifica as fraldas. Mas ou menos 30ml desse detergente e mais umas 10 gotas de óleo de árvore de chá e elas saem limpas e desinfectadas da máquina... qualquer coisa estou ali no blog ao lado ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.