INQUÉRITO!!!

Um pouquinho do seu tempo, posso?

Responda a esta pergunta sobre o que gosta de ler neste blog, aqui:


OBRIGADA!!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Da descrição (ou discrição) do amor

Às vezes eu leio autênticos romances de cordel sobre o amor desmesurado, a paixão desmedida, o instinto imediato que é lei absoluta e inequívoca, o rush de emoção a cada olhar desde o primeiro momento em que mães extremosas põem a vista em cima dos seus filhos recém-nascidos, que eu poderia ficar a pensar que seria menos mãe por o meu amor ter nascido com calma, sem arrebatamentos, sem rushes de paixão, mas gradualmente e como uma coisa natural, tranquila. Simples.
Quando o meu filho tinha meses de idade o meu sentimento era de muito amor, mas a verdade é que não me limitava a amá-lo, contemplá-lo, aspirá-lo, todos os momentos de todos os dias. Nem isso era real, nem seria exequivel, nem eu queria para mim. Eu não queria estar de roda do meu filho o dia todo e eu não podia, mesmo que quisesse. E isso nunca faria o meu amor ser menor, ou menos autêntico.
A verdade é que eu também me ocupava muito de outras coisas mais mundanas como por exemplo... eu ou o meu trabalho. Ou ainda desencantar a melhor forma de o fazer dormir ou comer ou não chorar e isso não poderia passar apenas pelo que me ditava o instinto - embalá-lo eternamente nos meus braços era mais uma cena camiliana que não poderia passar para a realidade do dia-a-dia e do crescimento saudável dele e sustentável para mim, era mais que evidente.
Quando o Pedro finalmente adormecia eu queria finalmente fazer alguma outra coisa, eu queria ir à minha pessoa, às outras pessoas, ao meu trabalho, à internet, à televisão, aos livros, e, pasme-se, muitas vezes infelizmente para ler sobre coisinhices de puericultura, porque o meu instinto maternal não é instinto, é intuição, e essa intuição, essa reacção instantânea nasce de um palpite que vem do inconsciente e é criado pelo saber acumulado.

Por isso, ler esse relatos camilianos não só me parece um pouco exagerado, um pouco histriónico, a ponto de só me apetecer dizer - menos querida, menos! - mas sobretudo deixa-me um pouco preocupada por quem, não tendo filhos, ou mesmo tendo filhos, acha que esse filtro cor de rosa neon é lei, e se sinta mal por o seu amor ser... Calmo. Sereno. Natural. Ou ainda não o sentir como amor, mas como laços que se criam e levam o seu tempo a criar, com um pequeno ser estranho que gerou mas que tem uma existência própria que foge ao seu conhecimento. E isso lhe cause medo, inquietação e reserva perante esse pequeno ser seu, mas ainda um doce desconhecido.
Também me inquieta por quem ainda não sinta (ou nunca sentiu) esse tal do institino maternal como a voz da sua consciência, quem não o oiça a cada passo, quem se sinta com dúvidas, receios, inseguranças e sem patavina de ideia sobre o que fazer acerca algo que lhe parece básico ou muito complexo.

Ninguém se sinta mal se o que sente pelo seu filho for um amor calmo e não um êxtase contínuo. Se as úncias taquicardias que sintam sejam quando o miudo faz asneira da grossa ou se põe em perigo, não quando o contempla a dormir, ou quando o enche de beijos. Se nessas alturas, não sente o coração a explodir de paixão, mas apenas alegria e contentamento, divertimento, nada de excessivo e arrebatador.
Ninguem se sinta mal se não têm o diabo do instinto maternal afiadissimo e sempre a falar dentro de si, qual grilo falante, a comandar cada acto do seu dia, a dar certas e inequivocas decisões sobre tudo.
Tudo isso mais me parece esquizofrenia do que natureza.

7 comentários:

S* disse...

Não deixas de ser mulher, amante, profissional e tudo mais "só" porque és Mãe. O amor por um filho é a coisa mais valiosa do mundo, certamente, mas não podemos ser só mães. :)

Ana disse...

Eu senti isso sobretudo no pós-parto... Mas foi de uma forma muito natural que eu sabia que não conseguia sentir essa paixão arrebatadora, não conseguia dizer sequer a palavra "filho". Foi, é e será sempre muito desejado, mas é o primeiro, e eu como que não acreditava que já era mãe. Como também assim foi com a barriga (demorou algum tempo a mentalizar-me que estava mesmo grávida), achei normal dizer "bebé" e não "filho" a toda a hora como a minha companheira de quarto, mãe de segunda viagem.
E digo isso a todas as minhas conhecidas grávidas, para que saibam que é natural e não se sintam pressionadas a fazer parte da tal história de novela.
Quanto aos meses seguintes, sempre fui muito calma, e senti que o amor e a ligação foi crescendo, alimentando-se dos dois lados, mas confesso que não o largava. Não por obrigação, mas por prazer, por consolo... passados os primeiros tempos de cansaço e falta de sono, fazia as minhas coisas, claro, mas levava-o comigo frequentemente... uma escolha pessoal! Eu acho que fui assim porque demoro a interiorizar e sentir os momentos e este momento é o maior deles todos.
Concluindo, concordo com tudo e dou-lhe os parabéns por trazer este assunto aqui, aliviando assim o peso e até algum sentimento de culpa de muitas mães.

http://tenhoumrapaz.blogspot.pt/

Elix disse...

Ainda há pouco tempo falava isso lá em casa. Eu quando vi a minha filha pela primeira vez gostei dela, senti uma ligação, é minha, tinha saído de dentro de mim, tinha-a sentido durante meses... mas não tenho duvidas que o amor incondicional que sinto hoje foi crescendo no dia a dia, com calma com momentos com trocas, partilhas e vivências... O que senti pela minha filha no dia que ela nasceu é só um bocadinho do que sinto hoje.
Acho que realmente nos pressionamos muito e achamos que devemos logo sentir um grande amor, podemos sentir ligação mas acho que amor é uma coisa que se constrói...

karrapetas disse...

Excelente post! Apesar de eu me sentir do outro lado, o amor que senti pelo Mateus, esse amor arrebatador, forte , muito forte, muito maior do que alguma vez pensei que fosse, não tinha nada de calmo e sereno.
Mas acredito que o "sentir" não é igual para toda a gente e isso não quer dizer que uns amem mais que outros.
Um beijinho nosso e as maiores felicidades

Melancia disse...

Acredito na explosão de amor à primeira vista, senti-o no primeiro momento que me puseram o Diogo no colo, senti um amor imenso quando o puseram na mama uns minutos depois. Mas claro que o amor foi crescendo ao longo dos dias e, não existe sequer comparação possível aquilo que sinto hoje com o que senti há 2 anos atrás...
E agora veio o Miguel, segundo filho e eu, cheia de medo de não amar igual. E confirmou-se... Foi tudo tão mais calmo no meu coração, mais sereno, mas igualmente bom e quente.
A verdade, é que acredito que há tantas formas de deixar vir o amor que todas serão igualmente válidas!

Elaine Peixoto disse...

Divina postagem!

Ser mãe e ser mulher, ambos possuem os seus detalhes, mas, são amores que devem ser alimentados diariamente, assim como uma plantinha que é regada todos os dias. Apesar das tempestades né!

Beijocas,

Tany disse...

Gosto e identifico-me a 1000%. Tinha até receio de falar disso, achava não ser normal por tudo o que se le por aí, mas afinal não aconteceu só comigo e é normal esse tal amor ir crescendo aos poucos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @maravilhasmaternidade


asmaravilhasdamaternidade@gmail.com

Postagens populares

Archives

Credits & Disclaimer

O conteúdo escrito deste blogue é propriedade intelectual da sua autora.
O uso não autorizado, indevido ou para fins comerciais não contratados de qualquer conteúdo deste blogue, poderá dar origem a processo judicial.

Sempre que algum serviço, marca ou produto forem oferecidos ou apresentados e pedido que eu fale sobre eles, eu faço questão de dizer que foi oferecido, ou que me convidaram a pronunciar e que a minha opinião é isenta, sincera e livre.
Assim sendo, sempre que for o caso (parceria, pagamento, oferta, convite), será referenciada a proveniência do produto ou o intuito do post, por simples referência no próprio post. O seu conteúdo será sempre o reflexo da minha opinião pessoal, livre e sincera.

Sempre que não seja feita a devida referência, qualquer menção a produtos, serviços e marcas é espontânea e absolutamente gratuita.

Com excepção das fotografias que sejam da minha autoria ou que retratem a mim e à minha família, as quais serão devidamente referenciadas, eu não detenho quaisquer direitos de autor sobre as imagens apresentadas. As imagens são retiradas de pinterest.com e neste endereço estão os links de origem das imagens (http://pinterest.com/maravilhas/). Caso detenha direitos de autor sobre uma imagem e desejar que seja retirada, por favor envie um email para a morada electrónica supra indicada.
Except for the photos taken by the author of this blog, wich will be fully identified, the author does not hold any copyright claim on images presented. If you hold copyright over any image and wish it to be removed, please send an email and it will be so promtly.